Irmãs e irmãos mais velhos

Philippa Miner

Foto: BBSC
Foto: BBSC

O Big Brothers and Sisters of Cambodia (BBSC – Irmãs e irmãos mais velhos do Camboja) começou como parte de um projeto com base na comunidade para apoiar as centenas de crianças que ficaram órfãs devido à AIDS em áreas urbanas pobres do Camboja. Dez jovens cristãos foram recrutados como mentores juvenis para estas crianças. Seu entusiasmo rapidamente se espalhou. Logo, muitos outros jovens estavam perguntando como podiam participar.

O BBSC agora proporciona uma maneira simples, mas poderosa para que os jovens cristãos cambojanos coloquem sua fé em prática, tornando-se uma irmã ou um irmão mais velho de um órfão ou de uma criança em risco na sua própria comunidade. As irmãs e irmãos mais velhos comprometem-se a visitar seus irmãos mais novos semanalmente. Os órfãos ganham um amigo, que prestará atenção a eles, perceberá quando estão tendo dificuldades e os incentivará nas suas realizações.

Trabalhando através da igreja local

O BBSC trabalha com o departamento juvenil da Evangelical Fellowship of Cambodia (EFC). Isto faz com que o BBSC se destaque dentro das igrejas cambojanas e ajuda a fazer contato com os líderes cristãos locais. O BBSC visita acampamentos de líderes juvenis, seminários e sessões de treinamento de pastores ou líderes juvenis para falar sobre as necessidades das crianças que perderam os pais devido à AIDS. Os pastores e os líderes juvenis ajudam a promover a visão nas igrejas locais e nos grupos de jovens, assim como ver se os possíveis novos voluntários são adequados.

As irmãs e irmãos mais velhos organizam-se em grupos de cinco a dez jovens, o que lhes permite contar com o apoio e o incentivo dos colegas. Cada irmão mais velho é, então, designado a um irmão mais novo, e cada irmã mais velha é designada a uma irmã mais nova na sua comunidade local. Os órfãos não têm laços de parentesco com as irmãs e irmãos mais velhos. É importante que os irmãos e irmãs vivam no mesmo bairro, para permitir que as visitas sejam regulares. Durante a visita semanal, a irmã ou o irmão mais velho simplesmente passa algum tempo com o órfão – incentivando, ouvindo, conversando, brincando, orando, comendo e se divertindo.

Sustentabilidade

As irmãs e irmãos mais velhos não recebem nenhum auxílio financeiro do BBSC. Ao invés disso, eles compartilham o que têm com seus irmãos menores. Desta forma, a comunidade não depende de ajuda externa e está ajudando a si própria. Parece difícil esperar que jovens de comunidades pobres dêem algo aos outros, quando eles próprios podem estar tendo dificuldades para comprar o básico. Contudo, mesmo sem dinheiro, estes jovens ainda têm pernas para ir e visitar, ouvidos para ouvir, boca para incentivar e mãos para alcançar os outros com amor. Pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Uma jovem voluntária contou-nos sobre o quanto estava feliz por poder dar algumas das suas roupas à órfã que havia se tornado sua irmã menor. Antes, a irmãzinha tinha de lavar o único uniforme que tinha e esperar até que estivesse seco antes de colocá-lo de novo.

O BBSC é um movimento de voluntários, que está aprendendo que há várias maneiras de desafiar, mobilizar e inspirar as pessoas, sem usar incentivos financeiros. Por exemplo, o BBSC regularmente oferece treinamento, incentivo e conselhos aos grupos de irmãs e irmãos mais velhos. O BBSC envia um boletim informativo várias vezes ao ano, com notícias, fotos e idéias. As camisetas, os certificados, as fotos e outros pequenos objetos dão aos voluntários um senso de identidade e realização. Os grupos de irmãs e irmãos mais velhos também se encontram regularmente para se apoiarem mutuamente, orar pelos órfãos e se divertirem juntos. Agora, há grupos em quatro províncias diferentes, e 120 irmãs e irmãos mais velhos visitando 120 crianças por semana. A notícia está se espalhando …

Philippa Miner trabalha como conselheira para o Big Brothers and Sisters of Cambodia.

E-mail: bbscambodia@gmail.com pcminer@yahoo.com