Reduzindo os riscos no local de trabalho

Foto: Geoff Crawford/Tearfund
Foto: Geoff Crawford/Tearfund

Lucas Caldeira 

Na Índia, a maioria das empresas de arte e artesanato funcionam em pequena escala nas casas dos artesãos e produtores, onde, geralmente, um cômodo é usado como ofi cina. Este cômodo da casa freqüentemente também é usado como quarto no fi nal de um dia duro de trabalho. A Asha Handicrafts está ciente das difi culdades para reduzir os riscos e garantir condições saudáveis e seguras para todos os artesãos e produtores com quem trabalha. 

Padrões mínimos 

A Asha Handicrafts estabeleceu padrões mínimos de saúde e segurança, e todos os artesãos e produtores com quem ela trabalha devem segui-los. A oficina tem de ser bem iluminada e ventilada para garantir boas condições de trabalho. À medida que a empresa cresce, a Asha Handicrafts investe os lucros na melhoria das oficinas: 

  • São instalados filtros de água nas oficinas para oferecer água potávelsegura. Isto é importante, pois a maioria das doenças é causada por água não segura. 
  • A fiação elétrica da oficina é inspection ada e, se necessário, trocada para garantir que não haja nenhum acidente devido a curtos-circuitos ou defeitos na fiação. 
  • Os artesãos e produtores são ensinados sobre os perigos de colocar fios soltos diretamente nas tomadas elétricas, pois isso pode causar um incêndio. 
  • A oficina é equipada com um extintor em caso de incêndio, o qual também pode ser usado para apagar incêndios nas proximidades. 
Conscientização ambiental 

O Consultor Ambiental da Asha Handicrafts passa algum tempo com os artesãos e produtores para conscientizá-los sobre a importância de usarem más caras cirúrgicas durante os processos que produzem poeira. Eles também são ensinados sobre a importância de elimin arem os resíduos do que produzem de forma responsável. Foram fornecidas latas de lixo grandes aos produtores de artigos de madeira para coletar a serragem e as lascas de madeira, as quais, então, são dadas a pessoas pobres para usar como lenha. 

Prevenção de acidentes 

As correias de um torno mecânico podem causar acidentes se estiverem no chão. As roupas esvoaçantes tradicionais do artesão podem facilmente ficar presas na maquinaria, podendo causar sérios acidentes, inclusive a perda de um dedo ou um membro. Portanto, os produtores são aconselhados a instalar as correias verticalmente, o que é muito mais seguro e também libera espaço no chão, que pode ser usado para outras atividades. 

Lucas Caldeira trabalha como Chefe de Gerência na Asha Handicrafts 28 Suren Road Andheri East Mumbai 400093 Índia E-mail: partner@vsnl.com Site: www.ashahandicrafts.net 

Um estudo de caso 

Melhorando a vida, o meio de sobrevivência e o estilo de vida

Os artesanatos de pedra e mármore sempre causaram problemas para a saúde dos artesãos que trabalham com eles. A produção dos artigos de pedra cria muita poeira. Os artesãos ficam sempre cobertos de poeira fina da cabeça aos pés, além de respirar as partículas de poeira que flutuam pela oficina o tempo inteiro. 

Este problema foi observado pelos funcionários da Asha Handicrafts durante sua visita à oficina de um dos seus produtores, a R.C. Marble Handicrafts. O primeiro passo foi descobrir como o processo de produção poderia ser aperfeiçoado de forma a eliminar esta ameaça para a saúde. 

Resolvendo o problema 

Um consultor fez um orçamento muito alto para resolver o problema. Assim, a Asha Handicrafts pediu ao artesão líder, Ramesh Chand Sharma, para sugerir uma solução. Ele sugeriu uma passagem subterrânea, equipada com uma série de exaustores de ar, que sugariam a poeira para fora à medida que esta fosse criada. A Asha Handicrafts consultou os fabricantes de exaustores para obter as especificações técnicas e finalizou o projeto. O plano foi apresentado a um engenheiro mecânico, que disse que ele funcionaria, apesar de ser uma solução de tecnologia simples. 

Na época, Ramesh Chand, seu irmão e suas famílias viviam juntos. Três cômodos do andar térreo da casa eram usados como oficina. Não era possível instalar o sistema de exaustão de poeira na casa. Seria necessária uma nova oficina para que o sistema de exaustão funcionasse. Através de um financia mento da Asha Handicrafts e da Tearfund, o trabalho pôde começar. Ao ver o interesse e o comprometimento da Asha Handicrafts e da Tearfund com sua saúde e segurança, Ramesh Chand ofereceu-se para levantar a quantia que faltava para concluir o prédio. 

Um ano mais tarde, um terreno adequado foi encontrado e comprado. No início, foi impossível para Ramesh Chand conseguir um empréstimo bancário, pois os gerentes dos bancos o consideravam um alto risco em termos de crédito, mas a Asha Handicrafts o ajudou a conseguir empréstimo com um banco, o qual foi usado para concluir o projeto. Os juros também foram reduzidos para facilitar o pagamento do empréstimo. Depois de três anos, foi inaugurada a nova oficina de produção, com o sistema de exaustão de poeira inovador. 

Foto: Asha Handicrafts
Foto: Asha Handicrafts

Melhorias 

A quantidade de partículas de poeira flutuando no ar está muito menor, e os artesãos podem trabalhar com muito menos poeira. Agora, a única hora em que eles têm de usar uma máscara de proteção contra ela é quando estão trabalhando na serra de fita, pois a poeira criada pelos três tornos mecânicos é sugada e coletada numa câmara subterranean fora da oficina, ao invest de ficar flutuando no ambiente como antes. As máquinas, que agora ficam no nível do chão, são cobertas para a segurança dos artesãos que se movimentam pela oficina. 

Ramesh Chand tornou-se o tópico das conversas entre os colegas, que estão impressionados com a nova oficina sem poeira. O número de artesãos que agora querem trabalhar com ele aumentou muito. Ele agora trabalha regularmente com uma equipe de 15 artesãos durante os períodos de mais movimento. O número de máquinas na oficina também foi aumentado a fim de expandir a capacidade de produção. 

Este projeto realizado para oferecer um local de trabalho saudável e seguro também teve uma vantagem adicional inesperada. Quando a empresa saiu da casa da família, os três cômodos anteriormente utilizados para a produção ficaram disponíveis para a família, e eles converteram um dos cômodos numa sala de estudos para os filhos, que precisavam de mais espaço para fazer seus deveres de casa sem perturbar a família.