W18 Estocando água potável

O suprimento doméstico de água é um problema para muitas pessoas. Em áreas urbanas as pessoas podem pagar caro pela água. Moradores de zonas rurais podem ser obrigados a andar longas distâncias para fazer a sua coleta de água.

Conservar a água em potes de barro vai ajudar a conservar a água fresca e numa boa temperatura para se beber. Recipientes de metal ou plástico podem ser mais fáceis de usar para pegar água já que são mais leves, mas eles não conservam a água numa temperatura fresca.

Da mesma maneira como é importante remover os micróbios que causam diarréia das nossas mãos e da água de beber, devemos também manter estes micróbios fora dos nossos reservatórios de água potável. Há várias maneiras dos micróbios entrarem na água de beber. Água potável pode ser colocada em um recipiente sujo. Enxágüe os potes que guardam água cada vez que for usálos, usando água limpa. Não só sujeira como também moscas podem cair dentro de uma vasilha de água destapada. Água de beber deve estar sempre coberta.

Uma outra maneira dos micróbios entrarem na água é quando alguém, com as mãos sujas, mexe na água. Alguém que está pegando um pouco de água para beber e que não lavou as mãos depois de tocar em fezes, deixará toda a água suja. Despeje a água diretamente do recipiente, ou para retirar um pouco d’água use uma concha ou ainda uma cabaça com uma alça longa.

Não beba diretamente destes utensílios. Use uma xícara. Guarde a cabaça ou concha num lugar limpo e não no chão.

Discussão 

  • Que maneiras tradicionais temos de estocar água em nossas casas? Quão bem as pessoas conseguem manter as suas reservas de água seguras para beber?
  • De que maneira os costumes mudaram nos últimos anos?
  • O que poderia ser usado para retirar um pouco da água do recipiente, sem deixar que mãos a toquem? De que maneira esse utensílio poderia ser guardado perto do recipiente de água e ser conservado limpo ao mesmo tempo?
  • Como poderíamos impedir as criancinhas de colocarem suas mãos dentro dos recipientes de água para beber? Não havendo uma torneira, deveríamos recomendar que somente os adultos servissem a água?
  • Existem potes de barro limpos para se guardar água fresca de beber?
  • Que tipo de tampa manteria a água sempre tapada? Alguém tem alguma boa idéia sobre como manter a água de beber protegida? Visite as casas das pessoas que apresentarem idéias, para observá-las, se isso for possível.