W19 Administrando o suprimento de água

Existem diferentes fontes de água que podem ser melhoradas e administradas. Fontes de água seguras e acessíveis fazem uma enorme diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Construir tanques de captação de água de chuva, proteger as nascentes instalando coberturas e cavar poços são atividades que podem ser realizadas pela população local. Perfuratrizes e água encanada vão necessitar de profissionais e financiamentos não disponíveis na própria localidade.

Um Comitê de Gerenciamento de Água eleito poderia assegurar uma boa administração da água disponível, em benefício de toda a população local. Comitês de água devem incluir representantes dos líderes comunitários, mulheres, etnias e castas diferentes e pessoas com habilidades técnicas. Eles podem concordar com a cobrança de uma taxa de um valor razoável, a fim de pagar a alguém para administrar o suprimento de água e manter as bombas.

Os comitês deveriam se assegurar de que as áreas em volta dos pontos de fornecimento de água estão protegidas dos animais e seguras para mulheres e crianças. Plantar árvores vai ajudar a prevenir a erosão do solo e manter a área atraente. Canais de escoamento cheios de pedras permitirão a drenagem da água de esgoto, não permitindo que poças de água parada se formem. Isso irá impedir o desenvolvimento de mosquitos e outras pragas. Locais para os animais beberem água devem ser instalados a uma boa distância. Áreas para a lavagem de roupa e higiene pessoal também devem ser mantidas separadas das fontes de água.

Discussão 
  • A que tipo de fontes de água a sua comunidade tem acesso? Este suprimento é adequado? As mulheres e crianças perdem muito tempo buscando água?
  • Como poderíamos melhorar nosso suprimento de água? Seria necessário trazer financiamento e ajuda técnica de fora?
  • Que benefícios um comitê de gerenciamento de água traria? Que grupos de pessoas deveriam ter representação em tal comitê? Que decisões eles deveriam tomar em nome da comunidade?
  • Que benefícios seriam obtidos através da contratação de alguém para administrar o suprimento de água? Quanto deveria ser pago por este trabalho? Como a comunidade poderia pagá-lo?
  • Por que áreas para a criação de animais e áreas para a lavagem de roupas deveriam ser mantidas separadas das fontes de água?
  • Alguém tem experiência na construção de valas de drenagem? Onde mais elas poderiam ser úteis?
  • Há necessidade de áreas de banho separadas para homens e mulheres? O que seria necessário para tornar isto possível?
  • As pessoas esperam ter de pagar pela água que recebem? Existem vantagens na cobrança de uma taxa de uso da água? Se essas vantagens existem, qual seria um preço razoável de se pagar? O total arrecadado cobriria os custos de manter um suprimento adequado de água?