N11 Ervas e especiarias

As ervas e as especiarias são alimentos com sabores realmente fortes. Todas as regiões possuem ervas ou especiarias conhecidas. Entre elas estão o alho, o gengibre, a pimenta-do-reino, as pimentas, o coentro, o cominho, o açafrão-da-índia e a canela.

As pessoas que não podem comprar alimentos para dar sabor e acompanhar o alimento básico, verão que, com uma pequena quantia gasta para comprar especiarias e ervas, podem-se melhorar as refeições. Algumas especiarias e ervas podem ser colhidas na floresta e secadas. As ervas frescas, tais como a menta e o coentro, dão sabor e acrescentam vitaminas às nossas refeições.

Podemos aprender sobre as formas como outras culturas usam as especiarias e ervas. Podemos estar abertos para aprendermos sobre novas idéias e sabores com elas. Também podemos aprender conversando com as pessoas nos mercados, fazendo amizades com pessoas de outras culturas ou observando diferentes idéias ao viajarmos para visitar familiares ou amigos.

Discussão 

  • Quais são as ervas comuns que usamos para cozinhar nesta região? Elas podem ser obtidas durante todo o ano?
  • Há alguma erva que costumava ser usada tradicionalmente, mas que agora é menos comum? Seria possível cultivá-la nas nossas hortas?
  • Que especiarias usamos para cozinhar? Elas são caras? Podemos fazer nossas próprias misturas de especiarias em casa?
  • Há pessoas de outras culturas vivendo na nossa região ou no nosso país? Como poderíamos aprender sobre os seus métodos culinários e o seu uso de ervas e especiarias?
  • Estamos interessados em experimentar novos sabores ou preferimos nossa comida assim como ela é?