N13 Fermentação de alimentos

Por muitos séculos, as pessoas têm usado técnicas de fermentação para preparar alimentos. Alguns exemplos disto são o milho em Gana, os legumes fermentados na Ásia e o mingau de painço fermentado na África Oriental. Este tipo de fermentação não produz álcool.

O alimento geralmente é fermentado por dois dias antes de ser usado. Durante a fermentação, as bactérias que se encontram naturalmente em alguns alimentos causam uma mudança química simples. Isto faz com que o alimento adquira um sabor levemente azedo, melhorando-o. Com isto, os germes que causam a diarréia não conseguem crescer tão facilmente no alimento. Muitas vezes, as mães não dispõem de muito tempo para preparar alimentos frescos para cada refeição das crianças pequenas. Alimentá-las com alimentos previamente cozidos pode resultar em infecções e diarréia. Entretanto, quando se usam os alimentos fermentados, o risco de infecções e diarréias torna-se muito menor. A fermentação também torna o alimento mais fácil de ser digerido e facilita a absorção do ferro nos alimentos pelo organismo.

Muitas pessoas preferem o sabor dos alimentos fermentados. Entretanto, os sanitaristas podem desencorajar o uso destes. Ele freqüentemente acreditam que eles são alimentos antiquados e inúteis. Porém a fermentação é um processo tradicional, que ainda possui um grande valor.

Discussão 

  • É comum que as mães, na nossa região, cozinhem uma refeição por dia e preparem comida suficiente para sobrar para o resto do dia? Por quê?
  • As pessoas, na nossa região, comem alimentos fermentados? Quais são os nomes destes alimentos?
  • Com que freqüência as crianças, na nossa comunidade, ficam com diarréia? O que as mães acham de usar alimentos fermentados para as crianças pequenas?
  • Se o processo de fermentação continuar por mais de dois ou três dias, o alimento ficará ácido demais para se comer. Por quanto tempo as pessoas costumam deixar o alimento fermentar na nossa região? O que acontece com qualquer alimento fermentado que é deixado por mais de dois dias?
  • Há alguma forma de se incentivar o uso dos alimentos fermentados?