N14 Secagem de legumes

Secador de frutas

Muitos legumes, ervas, especiarias e frutas podem ser conservados através da secagem. Os tomates, as cebolas, as pimentas e as ervas são exemplos de plantas fáceis de secar e armazenar. Secando-se os legumes torna possível usá-los meses após sua colheita, o que pode melhorar a nutrição da família durante as épocas em que eles não podem ser obtidos.

Corte os legumes em fatias ou pequenos pedaços, para que a secagem seja mais rápida e uniforme. Mantenha os alimentos limpos. Se possível, mergulhe os legumes em um litro de água fervendo, com duas colheres grandes de sal e uma tampinha de refrigerante de metabissulfito de potássio, se possível, como conservante.

Secadores simples, como o que se encontra abaixo, aceleram o processo de secagem, mantém as moscas e os insetos à distância e oferecem uma certa proteção contra temporais repentinos. Quando estiverem totalmente secos, armazene os legumes em recipientes ou sacos de plástico que não deixem penetrar ar. Verifique, com regularidade, se não há mofo. Os legumes secos podem ser acrescentados aos ensopados e às sopas, para dar sabor. 

Discussão 

  • As pessoas secam alimentos na nossa região? Quais são as vantagens e desvantagens de se secarem alimentos?
  • Que recipientes as pessoas poderiam usar para armazenar frutas e legumes secos, que não deixem penetra ar?
  • Que legumes podem ser obtidos no local que poderiam ser úteis para secar? Como podemos experimentar e descobrir quais podem ser secados de forma eficaz?
  • Seria fácil incentivar as pessoas a acrescentar legumes e ervas secas à sua comida? Como poderíamos incentivar isto?
  • É possível obter conservantes como o metabissulfito de potássio em farmácias ou dispensários? Quanto eles custariam?
  • Poderíamos construir um secador como o da figura? A armação poderia ser feita de arame, madeira ou bambu, coberta com plástico transparente. Uma extremidade fica solta, para servir de entrada, e é fechada com pedras ou tijolos. As laterais podem ser enroladas numa vara, pra se controlar a temperatura. Os legumes e as frutas podem ser colocados dentro do secador, sobre uma armação de arame a meio metro de altura do solo, para permitir circulação do ar.