N15 Conservação de frutas

As frutas tendem a amadurecer na mesma época do ano. Por várias semanas, pode haver uma grande quantidade de mangas, goiabas e frutas cítricas, por exemplo. Durante o resto do ano, pode haver poucas frutas ou nenhuma.

Pode-se fazer suco com algumas frutas, principalmente com as frutas cítricas, como o limão-galego e o limão. Coloque o suco numa panela e deixe quase ferver, cubra e deixe esfriar um pouco antes de colocá-lo em garrafas limpas com tampas. Acrescentando-se uma pitada de metabissulfito de potássio como conservante, o suco não estragará. Ao servir, misture com água e açúcar a gosto.

Muitas frutas são boas para geléias, se houver bastante açúcar disponível. Pique as frutas frescas e cozinhe-as com açúcar e um pouco de água. A geléia é boa de comer com pão ou chapatti.

As frutas, como a manga e o abacaxi, também podem ser secadas. Mergulhe os pedaços de frutas num litro de água fervendo com duas colheres grandes de suco de limão, quatro xícaras (chávenas) de açúcar e, se possível, uma tampinha de refrigerante de metabissulfito de potássio como conservante. As frutas secas podem ser boas para serem cultivadas e vendidas a nível local.

Discussão 

  • O que geralmente acontece, quando as culturas frutíferas amadurecem? Quanta fruta é desperdiçada? É fácil vender frutas na época da colheita?
  • Que métodos as pessoas usam, no momento, para tentar armazenas as frutas das colheitas?
  • Alguma destas idéias de conservação de frutas poderia ser útil na nossa comunidade? Quais delas poderíamos tentar juntos?
  • As pessoas das cidades vizinhas comprariam nossas frutas secas? Como poderíamos preparar, vender e comercializar as frutas nessas cidades?
  • As pessoas bebem suco de fruta fresco ou preferem refrigerantes? Compare o custo do suco de frutas com o dos refrigerantes. Qual é o melhor para a saúde?
  • As pessoas da região comem geléia? Algum de nós já tentou fazer geléia? Que frutas poderíamos usar para fazê-la?

RECEITA DE GELÉIA 

Muitas frutas, tais como a manga, a groselha-do-cabo, a framboesa e a goiaba, são boas para geléias. Se possível, procure obter uma receita para fazê-la. A receita abaixo é uma receita bem geral. Você talvez precise mudar as quantidades de água e açúcar um pouco.

  • Lave e pique as frutas maduras em pequenos pedaços. Retire os caroços e sementes. Para cada duas xícaras (chávenas) de frutas picadas, acescente 1 /2 xícara de água (menos, se a fruta for bastante suculenta).
  • Cozinhe as frutas numa panela grande até amaciar (geralmente 15–20 minutos, mas por mais tempo, se for uma fruta cítrica).
  • Depois, acrescente uma xícara de açúcar para cada xícara de fruta. Mexa bem e deixe ferver por 10–20 minutos, até tomar consistência.
  • Veja se tomou consistência, colocando uma pequena quantidade da geléia num prato frio. Depois de alguns minutos, empurre-a com o dedo. Se a geléia se enrugar e formar uma película, ela estará pronta. Senão, continue fervendo e tente novamente. Talvez seja necessário acrescentar um pouco mais de açúcar.
  • Use vidros limpos com tampas que fechem. Coloque um pano úmido ao redor dos vidros antes de despejar a geléia quente neles (isto evita que eles se quebrem). Feche com a tampa imediatamente e deixe esfriar. Se a geléia estiver com uma consistência firme, não se estragará por um ou dois anos. Senão, coma-a dentro de um ou dois meses.