N17 Amamentação

Durante os seis primeiros meses de vida da criança, apenas o leite materno é o alimento ideal. Ele contém todos os nutrientes e a água necessários para um crescimento saudável. Ele também oferece proteção contra muitas infecções comuns.

O leite materno continua a ser uma fonte importante de nutrientes até a criança chegar aos dois anos de idade. Entretanto, depois dos seis meses de idade, todos os bebês precisam de quantidades cada vez maiores de alimentos adicionais, chamados alimentos complementares, até finalmente passarem para apenas os alimentos consumidos pela família. Sem uma boa combinação destes alimentos adicionais, os bebês não crescerão adequadamente.

As mães portadoras do HIV (VIH) enfrentam uma escolha difícil, pois o vírus HIV (VIH) pode ser transmitido para o bebê através da amamentação. Entretanto, se o bebê só for alimentado com o leite materno por seis meses, sem nenhum outro líquido ou alimento, e, então, a mãe parar de amamentá-lo o mais rápido possível, o risco é pequeno. Em média, um em cada 20 bebês podem contaminar-se. As pesquisas sugerem que para cada criança que morre por causa do HIV (VIH) através da amamentação, muitas morrem por não serem amamentadas. Se os bebês forem alimentados com uma mamadeira em condições precárias, em que é difícil esterilizar a mamadeira e a água, eles terão muito mais probabilidades de morrer de diarréia, pneumonia ou outras causas do que os bebês amamentados.

Discussão 

  • As pessoas freqüentemente acreditam que a alimentação com a mamadeira é a melhor maneira de alimentar um bebê. Esta é uma crença comum na nossa região? Por quê?
  • O que podemos fazer para dizer às pessoas que a amamentação é mais segura, mais saudável, grátis e muito melhor para todos os bebês (a não ser que a mãe seja portadora do HIV (VIH) e possa oferecer uma outra fonte de leite que seja segura e limpa)?
  • Quanto as pessoas sabem sobre os riscos da transmissão do HIV (VIH) através da amamentação? As estatísticas (dadas abaixo) causam surpresa? Qual você acha que é a melhor escolha para as mulheres portadoras do HIV (VIH) na nossa região?
  • Quando as pessoas, na nossa região, costumam começar a dar comida para os bebês? Podemos incentivá-las a começar por volta dos seis meses? As pessoas ajudam os bebês a gradualmente se acostumarem a comer alimentos complementares?

A amamentação e o HIV (VIH) 

Quanto mais a amamentação continuar, maior será o risco de a mãe contaminada transmitir o vírus HIV (VIH) para o seu bebê.  

  • Um em cada 20 bebês contaminam-se, se forem amamentados por seis meses. 
  • Dois em cada 20contaminam-se, se forem amamentados por um ano. 
  • Três em cada 20 contaminam-se, se forem amamentados por dois anos.