N1 Uma alimentação saudável

Os bons alimentos são importantes para uma boa saúde. A alimentação da maioria das pessoas consiste praticamente em um ou dois alimentos básicos. Este pode ser um cereal (como o arroz, o trigo, o milho ou o painço) uma raiz (como a mandioca, o inhame ou a batata) ou frutas que contém amido (como a banana-da-terra ou a fruta-pão). Entretanto, vários outros alimentos devem ser consumidos juntamente com o alimento básico, para que nossas necessidades calóricas e nutricionais sejam atendidas. Os tipos de alimentos que melhor satisfazem estas necessidades são:

  • grãos de leguminosas (como a ervilha, o feijão, a lentilha e o amendoim) e sementes oleaginosas (tais como as sementes de gergelim e do feijão-soja).
  • alimentos provenientes de animais e peixes. Estes são fontes ricas em muitos nutrientes, mas são, com freqüência, caros. Além disso, algumas pessoas não comem carne por causa de suas crenças religiosas ou pessoais.
  • legumes e frutas, principalmente as folhas verdes-escuras e as frutas e os legumes cor-de-laranja.
  • óleos, gorduras (como a margarina, a manteiga e o ghee – manteiga clarificada das Índias Orientais) e o açúcar.

Uma boa mistura de um alimento básico e vários destes alimentos em cada refeição garante numa alimentação saudável.

Discussão 

  • Quais são os principais alimentos básicos que comemos nesta região? Que outros alimentos normalmente consumimos com o alimento básico todos os dias?
  • Com que freqüência a maioria das pessoas na nossa comunidade consumem carne ou peixe? O que os impede de comê-los em maior quantidade?
  • Até que ponto a falta de dinheiro representa um obstáculo para a boa alimentação? Discuta formas como as pessoas poderiam melhorar a variedade dos alimentos consumidos gastando um pouco mais ou sem gastar nada. As pessoas que têm bastante dinheiro sempre têm uma boa alimentação?