N20 Como incentivar as crianças pequenas a comer

A hora das refeições deve ser um momento feliz e uma oportunidade para a família passar algum tempo junta. Alimente as crianças pequenas com o resto da família, mas dê-lhes seus próprios pratos, para que recebam sua porção do alimento. Corte a comida em pequenos pedaços, para que sejam mais fáceis de comer. Incentive a criança a ser independente. As crianças pequenas gostam de se alimentar a si próprias, mas fazem muita sujeira. Certifique-se de que maior parte da comida chegue até sua boca!

Incentive-as, conversando com elas, dizendo o quanto a comida está boa e como elas estão comendo bem. Experimente usar a hora das refeições para melhorar o desenvolvimento infantil. Por exemplo, você pode falar sobre a comida, o sabor dela, os nomes e as cores dos alimentos.

Não force a criança a comer com pressa. Não insista que ela acabe toda a comida, se ela não estiver com vontade de comê-la. Faça com que a hora da refeição seja agradável!

Discussão 

  • Como incentivamos as crianças pequenas a desenvolver bons hábitos alimentares na nossa região?
  • As crianças pequenas normalmente recebem seus próprios pratos? Se não, discuta se isto seria adequado de se fazer.
  • O que acontece com as crianças que acham difícil comer muito, quando estão num grupo grande de pessoas? É-lhes dado tempo para incentivá-las a comer mais?
  • Às vezes, os pais estão trabalhando e não estão presentes na maioria das refeições. Como eles podem assegurar que o seu filho ou os seus filhos estejam desfrutando as refeições e tendo uma alimentação saudável? O que eles podem fazer, se estiverem insatisfeitos com as práticas alimentares das pessoas que estão cuidando de seus filhos?
  • Se são dados alimentos às crianças entre as refeições, quais são eles? O que as crianças mais velhas comem?