N3 Como melhorar uma alimentação pobre

Uma alimentação saudável está diretamente ligada à boa saúde e é especialmente importante para as mulheres grávidas, os bebês e as crianças pequenas. Os bebês e as crianças bem nutridas têm muito menos probabilidades de ficarem doentes devido a doenças e infecções. As infecções comuns, como a diarréia, duram mais e são mais graves nas crianças malnutridas. Quando a criança está doente, a falta de apetite pode resultar numa má-nutrição ainda pior e em infecções repetidas, as quais freqüentemente terminam em morte. Quase dois terços de todas as mortes de crianças pequenas estão ligadas à uma alimentação pobre. A alimentação saudável é vital para a sobrevivência da criança.

As pessoas geralmente conseguem prover alimentos básicos para as suas famílias. Entretanto, embora os alimentos básicos forneçam calorias, eles não provém o suficiente em termos de alimentos “formadores” e “protetores” necessários. As pessoas com poucos recursos financeiros podem achar difícil comprar carne, peixe, legumes e frutas suficientes para proporcionar uma alimentação saudável. Entretanto, há outras maneiras de se obterem estes tipos de alimentos, inclusive usando-se alimentos tradicionais, legumes silvestres, folhas de árvores comestíveis, criando-se galinhas ou coelhos, colhendo-se e conservando-se frutas silvestres e comprando-se cuidadosamente no mercado.

Discussão

  • Quantos de nós já ouviram falar sobre o ciclo da má-nutrição e da infecção abaixo? Ele ocorre na nossa comunidade? Você sabe de alguma criança que tenha ficado cada vez mais fraca por causa de uma alimentação pobre e de várias infecções?
  • Quais são os motivos pelos quais os bebês e as crianças pequenas ficam malnutridos? Como o ciclo da má-nutrição e da infecção pode ser interrompido?
  • Que alimentos provenientes de animais podem ser encontrados por um preço baixo na nossa região?
  • Que frutas e legumes podem ser encontrados por um preço baixo na nossa região?
  • Como podemos incentivar as pessoas a usar mais grãos de leguminosas?
  • Como seria possível obter mais alimentos animais para a alimentação da família (por exemplo, construindo-se um tanque de peixes ou criando-se coelhos, porcos-da-índia ou aves)?