N4 Alimentos tradicionais

Cem anos atrás, a alimentação das pessoas na nossa região provavelmente era muito melhor e mais variada do que é hoje em dia. Isto não é porque as pessoas tinham mais dinheiro ou tempo. Em parte, era porque elas usavam muitos alimentos tradicionais na sua alimentação. Elas também processavam seus próprios alimentos. Hoje, as pessoas, muitas vezes, compram alimentos básicos que foram processados, como o arroz “branco”,o pão “branco” e o mingau. O processamento retira a camada externa do grão, que contém muitas vitaminas e proteína.

A maioria das regiões possuem alimentos tradicionais, que as pessoas colhem e consumem. Exemplos de alimentos tradicionais nutritivos são os cupins, os gafanhotos, as lagartas, os gafanhotos-peregrinos, as formigas-voadoras, pássaros silvestres e folhas e raízes de plantas silvestres. Estes freqüentemente possuem um alto teor de proteína e vitaminas e ajudam a melhorar a alimentação. Entretanto, as pessoas acham, cada vez mais, que estes são de pouco valor e dão uma prioridade maior aos alimentos do “ocidente”. Além disso, ao mudarem-se para as cidades, as pessoas não têm como colher estes alimentos.

Discussão 

  • Que tipos de alimentos tradicionais são consumidos na sua região?
  • Como estes alimentos são preparados e usados?
  • Há outros tipos de alimentos tradicionais que ainda possam ser obtidos, mas que já não são mais consumidos? Quais são os motivos disto?
  • Os alimentos tradicionais, muitas vezes, podem ser obtidos apenas por um período curto de tempo. Por exemplo, as formigas-voadoras aparecem por apenas alguns dias por ano. Como estes tipos de alimentos poderiam ser conservados, para poderem ser consumidos em outras épocas?