N5 Idéias de como usar grãos de leguminosas

Todos os tipos de grãos de leguminosas são fontes excelentes de nutrientes. Se forem secos, eles podem ser armazenados facilmente por muito tempo. Os grãos de leguminosas deveriam ser uma parte importante da alimentação familiar.

Os grãos de leguminosas podem ser cozidos inteiros e acrescentados aos ensopados. Os períodos de cozimento podem ser diminuídos bastante, deixando-os de molho em água limpa durante a noite. Enxágüe-os e coloque água nova antes de cozinhá-los.

Os grãos de leguminosas secos podem ser triturados com um pilão ou num moinho de farinha até formarem um pó fino, para fazer uma farinha muito nutritiva. Esta pode ser misturada com a farinha do seu alimento básico de costume. Recomenda-se uma mistura de 6–8 xícaras (chávenas) de farinha feita com o alimento básico para 1 xícara (chávena) de farinha feita com os grãos. O pão, os chapattis (tipo de pão indiano) e o mingau feitos com esta farinha são mais nutritivos.

Alguns grãos de leguminosas, tais como o amendoim e o feijão-soja, também podem ser usados para fazer óleo de cozinha e ração animal.

Discussão

  • Como as pessoas na sua região usam os grãos de leguminosas na culinária? Quais são os pratos mais populares feitos com eles?
  • Discuta as diferentes maneiras como os grãos podem ser usados para melhorar a nossa alimentação.
  • Como poderíamos incentivar as pessoas na nossa região a cultivarem mais grãos para o uso familiar? Há alguma variedade nova ou aperfeiçoada disponível que poderia ser experimentada?
  • Os grãos de leguminosas podem ser misturados com qualquer tipo de alimento. Por exemplo, os grãos cozidos poderiam ser triturados e acrescentados aos alimentos para dar sabor (um exemplo é dado abaixo). Como poderíamos acrescentar grãos cozidos às nossas refeições? 

RECEITA DE CONDIMENTO VERDE
  • 1 cebola
  • 1 xícara (chávena) de farinha feita com grãos
  • 4 tomates
  • 1 maço de folhas verdes-escuras 

Limpe e pique as folhas. Corte a cebola e os tomates. 

Cozinhe as folhas, a cebola e os tomates com um pouquinho de água até amolecerem. 

Acrescente uma xícara (chávena) de água e uma de farinha e cozinhe por dez minutos, até restar apenas um pouquinho de líquido.