N6 Legumes e frutas

Muitas pessoas acreditam que os legumes recém introduzidos, tais como o alface e o repolho, são melhores que os legumes tradicionais. Na verdade, geralmente o oposto é que é a verdade. Os legumes disponíveis no local, tais como o espinafre, geralmente contêm muito mais nutrientes. Os legumes verdes-escuros são boas fontes de vitaminas A e C, que ajudam a proteger contra as doenças. Mesmo uma pequena quantidade de folhas acrescentadas à refeição melhoram o valor alimentício.

Procure não cozinhar os legumes demais, porque o cozimento por um longo período de tempo destrói algumas vitaminas. Acrescente cebolas, tomates ou óleo, para melhorar o sabor, se necessário.

Plante legumes durante todo o ano, para sempre ter alimento, especialmente durante as épocas do ano em que há pouca oferta de legumes e frutas. A água usada para enxaguar as roupas e a louça pode ser usada para manter o cultivo de uma pequena quantidade de legumes.

As folhas e as frutas de muitas árvores também podem melhorar a nutrição da família. Elas são freqüentemente mais resistentes à seca, por causa de seu amplo sistema de raízes. Plante as árvores frutíferas nos cantos da horta, onde não façam sombra para as outras culturas. O mamoeiro, a goiabeira e as árvores de frutas cítricas são todas árvores frutíferas úteis, e suas frutas possuem um alto teor de vitaminas.

Discussão 

  • As folhas verdes-escuras são uma boa fonte de vitaminas A e C. Diga quais existem na nossa região. O que as famílias fazem durante as épocas do ano em que há poucos legumes?
  • Que plantas silvestres são tradicionalmente usadas, na nossa região, como fonte de folhas verdes-escuras? Onde elas podem ser obtidas?
  • Como podemos incentivar as pessoas a plantar e comer mais folhas verdes-escuras?
  • Que árvores produzem folhas comestíveis na nossa região? As pessoas poderiam colher estas folhas gratuitamente? Onde as pessoas podem obter sementes ou mudas de árvores de espécies como a moringa – que produz folhas e vagens muito boas?
  • Como podemos incentivar as pessoas a plantar mais frutas para o consumo doméstico e comê-las? Há algum viveiro, onde as pessoas possam comprar mudas de árvores?