N7 Prevenção da anemia

A anemia é um dos problemas de saúde mais comuns resultantes de uma alimentação ruim. Ela é freqüentemente causada pela falta de ferro na alimentação. O ferro é necessário para formar um sangue forte. O sinais mais comuns de anemia são o cansaço e a dificuldade para trabalhar e aprender. Uma maneira fácil de se verificar se a pessoa está com anemia é ver a cor das palmas, dos lábios, da língua ou a pele de dentro da órbita do olho. Nas pessoas saudáveis, estes são vermelhos. Nas pessoas com anemia, eles são cor-de-rosa pálido.

A necessidade de ferro aumenta durante o crescimento e a gravidez. Assim, as crianças e as mulheres especialmente têm mais probabilidade de ter anemia. A anemia nas mulheres grávidas pode resultar em bebês pequenos ou prematuros e, às vezes, na morte da mãe. Os alimentos básicos possuem pouco ferro. Entre os alimentos com bastante ferro estão a carne vermelha, o fígado, rins, o sangue e outros tipos de vísceras. As gemas dos ovos, as folhas verdes-escuras e os grãos de leguminosas também contém alto teor de ferro, porém este ferro não é facilmente aproveitado pelo organismo. Por outro lado, comer frutas ricas em vitamina C, como a laranja e o mamão, na mesma refeição, facilita a absorção do ferro pelo organismo.

Às vezes, os alimentos como o trigo, o pão ou os cereais podem ser obtidos com ferro adicional.

Discussão 

  • Como podemos aumentar o teor de ferro de nossas refeições mais comuns? Como podemos acrescentar gemas de ovos, carne, fígado, folhas verdes-escuras ou grãos de leguminosas a elas? Seria fácil incentivar as pessoas a comer frutas após as refeições?
  • Examine delicadamente a pele de dentro da órbita do olho, os lábios e a língua para ver se há sinais de anemia. É comum encontrar pele muito pálida?
  • Por que as mulheres têm mais probabilidades de serem anêmicas que os homens?
  • As crianças com anemia têm menos energia para brincar, trabalhar e aprender. De que forma isto as afetará à medida que crescerem?
  • Há comprimidos de ferro disponíveis para as crianças e as mulheres grávidas na nossa região? Quanto eles custam?