N9 Higiene dos alimentos

Assegure-se de que todas as panelas, os pratos e os utensílios usados na preparação dos alimentos estejam limpos. Seque-os num escorredor e evite usar um pano de prato para secá-los.

A carne e o peixe cru e os legumes crus sujos nunca devem entrar em contato com os alimentos cozidos. Depois de tocar nos alimentos crus, lave bem as mãos antes de tocar nos alimentos cozidos.

Alguns alimentos, como o leite, o peixe, a carne cozida, o arroz e outros cereais cozidos, estragam mais rápido do que outros tipos de alimento. Uma vez cozidos, eles não devem ser deixados em temperaturas mornas por mais de duas horas antes de serem consumidos.

As moscas transmitem doenças, assim, os alimentos devem ficar cobertos. Ao preparar a comida, coloque os resíduos num recipiente coberto, para evitar atraí-las. Use uma vala para o lixo a uma boa distância das casas. Se possível, cubra-a com terra cada vez que a usar.

Discussão 

  • O que pode ser usado para manter os alimentos e as bebidas cobertos o tempo todo?
  • Como as pessoas se desfazem do lixo na nossa região? Há valas de depósito de lixo comunitárias? Se houver, o local é mantido limpo, para diminuir a quantidade de moscas e animais daninhos? Se não houver nenhuma vala de depósito de lixo, a comunidade poderia fazer algumas, para melhorar a saúde?
  • Como as moscas propagam as doenças? O que podemos fazer para evitar a propagação das doenças?
  • O uso de escorredores para secar os utensílios de cozinha é comum na nossa região? Quais são as vantagens de usá-los? Como mais pessoas poderiam ser incentivadas a usá-los?