D11 Prédios comunitários

Em todas as comunidades, há prédios públicos para reuniões sociais e espirituais. Estes prédios devem ser mais seguros do que os outros prédios, em parte, porque tantas pessoas os usam, mas também porque, num desastre, eles podem ser usados como abrigos de emergência.

  • Pense sobre quaisquer prédios grandes na sua comunidade ou próximos a ela, tais como escolas, igrejas, saguões ou escritórios que poderiam ser usados para este propósito. Os prédios que podem ser usados como abrigos de emergência devem ser construídos em solo elevado, se houver risco de enchente. Eles precisam de telhados seguros, que agüentem os ciclones.
  • Nos encontros da comunidade, pode-se decidir sobre um plano para melhorar estes prédios. Por exemplo, pode-se selecionar um bloco de salas de aula. Os membros da comunidade podem trabalhar juntos, para fortalecer os telhados. Pode-se construir um tanque grande de água. As latrinas da escola podem ser ampliadas. Pode-se acrescentar um armário ou uma despensa com fechadura, para se guardarem suprimentos de emergência.
Discussão 
  • Como se pode melhorar a segurança dos prédios públicos? Eles são seguros em caso de enchentes, incêndios ou vendavais? Um engenheiro experiente poderia inspecioná-los?
  • Priorize as necessidades essenciais de um abrigo de emergência na sua comunidade, considerando a situação de desastre mais provável.
  • Que tipo de suprimentos de emergência deveriam ser guardados num armário ou numa despensa com fechadura? Estes poderiam ser objetos tais como lanternas, velas, combustível, latas de gasolina, panelas, fósforos, capas de plástico, suprimentos médicos, alimento e água, pequenos rádios e pilhas. Quais destes deveriam estar sempre disponíveis e quais poderiam ser obtidos em poucas horas depois de ocorrer um desastre natural (presumindo-se que seja dado um alerta de enchente ou ciclone com várias horas de antecedência)?
  • Quem deveria guardar a chave do armário ou da despensa com fechadura? Quem deveria ter acesso habitual ao tanque de água comunitário construído para emergências?
  • Você poderia organizar um exame, em cada prédio público, para descobrir se há algum risco? Procure coisas como degraus em lugares inadequados, onde as pessoas poderiam cair, cabos elétricos expostos ou trincos de portas estragados. Considere também questões mais detalhadas, tais como levantar os cabos elétricos situados ao nível do piso e colocá-los na altura das janelas, em locais prováveis de se alagarem.
  • Haverá espaço suficiente? As necessidades especiais das mulheres e dos bebês serão atendidas?