Igreja e Comunidade - Manuais e Ferramentas

A fim de possibilitar que a Mobilização da Igreja e da Comunidade (MIC) seja feita de forma eficaz, desenvolvemos diversos manuais e ferramentas para orientar as igrejas nesse processo.

Desde 2007, a Tearfund e seus parceiros têm visto vidas transformadas por meio da MIC, e, em 2009, o manual Umoja foi publicado. O Umoja (palavra que significa “estar junto” em suaíle) é uma ferramenta simples, destinada a orientar o processo de MIC. O fundamento do Umoja, bem como de qualquer modelo de MIC, é empoderar pessoas para que transformem sua situação de maneira holística usando os recursos locais concedidos por Deus. Temos uma série de estudos bíblicos que fazem parte do processo Umoja.

recursos

Umoja 
Umoja é uma abordagem para a Mobilização da Igreja e da Comunidade que a Tearfund ajudou a desenvolver. Esse conjunto de manuais de treinamento ajudarão aqueles que desejam desenvolver a visão da igreja local e equipá-la para o trabalho de transformação em suas comunidades. O Umoja contém: estudos bíblicos, atividades, ferramentas, dinâmicas, orientações e um processo por etapas, ajudando as igrejas a desenvolver uma visão para o envolvimento comunitário, ajudando as comunidades a avaliar suas necessidades e seus recursos e ajudando comunidades inteiras a desenvolver uma visão, planejar e trabalhar por um futuro melhor.

O Manual de Facilitação Umoja (PDF 3.3 MB) contém estudos bíblicos, atividades, dinâmicas, ferramentas, orientações e um processo por etapas para ajudar a igreja e a comunidade a se inspirarem e começarem a trabalhar pela transformação de sua comunidade.
Esse recurso também está disponível em francês (PDF 3.9 MB), inglês (PDF 3.3 MB), árabe (PDF 7.5 MB), chinês (PDF 2.5 MB), bangla (PDF 14.2 MB), nepali (PDF 6.7 MB) e tailandês.

Manual de Coordenação UmojaManual de Coordenação Umoja (PDF 1.1 MB) oferece tudo de que uma organização ou igreja precisa saber para iniciar e administrar um programa Umoja em várias comunidades locais.
Esse recurso também está disponível em francês (PDF 4.2 MB), inglês (PDF 1 MB), árabe (PDF 6 MB), bangla (PDF 17.8 MB), nepali (PDF 2.8 MB) e tailandês (PDF 6.1 MB).

Escolha da abordagem de TCC para o seu contexto  (estrutura para a contextualização) (em inglês)

Guia de estudos da bíblia (em inglês)

A importância da oração

Cremos que a oração é um componente vital que deve fazer parte de todo o processo de MIC. A Tearfund apoia o estabelecimento de Local Houses of Prayer (LHoP, sigla em inglês para Casas de Oração Locais) (em inglês) para as igrejas envolvidas com a MIC.

Redes e iniciativas

A fim de facilitar a eficácia do nosso trabalho de Transformação da Igreja e da Comunidade, fazemos parte de diversas redes que promovem o aprendizado e o desenvolvimento das melhores práticas.

Rede Miqueias: A Tearfund faz parte de uma rede mais ampla de organizações e grupos comprometidos com a mobilização da igreja em prol da missão integral chamada Rede Miqueias. Eles mantêm um site de redes sociais cujo objetivo é o compartilhamento de estudos de caso, inspiração e as melhores práticas provenientes de diferentes regiões.
A Tearfund é signatária da Declaração sobre Missão Integral da Rede Miqueias (setembro de 2001) (em inglês).

Comunidade da Prática
A Comunidade da Prática da TIC (Transformação da Igreja e da Comunidade) é formada por pessoas que compartilham uma preocupação ou uma paixão pela TIC. Esses membros internacionais engajam-se em atividades e discussões conjuntas, ajudando uns aos outros a encontrar respostas aos seus desafios e compartilhando informações relacionadas com a TIC.

Friends of Umoja
O grupo FoU (sigla em inglês para Amigos do Umoja) é uma reunião de organizações cristãs pares que têm um enfoque na missão integral e se interessam por ela ou estão ativamente engajadas no apoio à Mobilização da Igreja e da Comunidade, mesmo que não seja a partir do modelo do Umoja. Esses amigos reúnem-se a cada dois anos no Reino Unido e estabelecem sua própria agenda com vistas ao aprofundamento de sua compreensão, à melhoria de sua prática e à colaboração internacional em torno das iniciativas de MIC.