Higiene

O simples ato de lavar as mãos com sabão em momentos fundamentais pode reduzir o número de casos de diarreia em mais de 40%

Em combinação, a água, o saneamento e as boas práticas de higiene desempenham um papel importante na prevenção de doenças. No entanto, isso não significa necessariamente que o abastecimento de água limpa e banheiros decentes sejam seguidos de boas práticas de higiene. É por isso que nós nos concentramos em mudar os comportamentos relacionados com a higiene.

A falta de higiene causa impacto na saúde e na dignidade, resultando em uma menor frequência escolar e perda de renda. Há vários tipos diferentes de doenças ligadas à falta de higiene que afetam a saúde das pessoas e contribuem para a desnutrição. Globalmente, as doenças diarreicas são a segunda causa mais comum de mortalidade entre crianças menores de cinco anos.

A importância de lavar as mãos com o sabão

As pesquisas (em inglês) mostram que lavar as mãos em momentos fundamentais e outras boas práticas de higiene podem reduzir o risco de doenças diarreicas e outras doenças relacionadas com a higiene e o saneamento, quando implementadas juntamente com a prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento.  

Lavar as mãos com sabão é uma das formas mais econômicas e bem-sucedidas de combater as doenças infecciosas. Mas simplesmente fornecer sabão e água não é suficiente. É por isso que a mudança de comportamento em relação a lavar as mãos com sabão em momentos fundamentais é um dos principais focos dos nossos programas de promoção de higiene.

Lavar as mãos em momentos fundamentais:

  • após a defecação
  • após o manuseio de fezes de crianças 
  • antes de alimentar bebês e crianças 
  • antes de preparar alimentos e comer
  • depois de trabalhar nos campos

Mudança de comportamento sustentável

Há muitos outros comportamentos relacionados com a higiene que também diminuem as doenças e enfermidades, desde a preparação segura de alimentos e a proteção das fontes de água até a eliminação segura de resíduos humanos e esterco animal.

A mudança de comportamento sustentável é um elemento importante do abastecimento de água, do saneamento e da higiene, mas pode ser difícil de alcançar. Muitos fatores podem determinar se e como as pessoas mudarão seu comportamento, inclusive suas tradições e hábitos, se elas acreditam que conseguirão mudar e até mesmo se há recursos necessários disponíveis no local (por exemplo: sabão, torneiras “tippy tap”, filtros de água).

Pessoas diferentes podem ser motivadas a mudar seu comportamento e adotar práticas seguras de higiene por coisas diferentes, como, por exemplo, para manter sua família saudável ou por sentir a necessidade de se adaptar à sua comunidad

Abordagens fundamentais para a mudança de comportamento em saneamento e higiene

Algumas abordagens fundamentais para a mudança de comportamento em saneamento e higiene são:

PHAST (sigla em inglês de Higiene Participativa e Transformação do Saneamento)

O PHAST é uma abordagem facilitada que normalmente envolve sete etapas para permitir que as comunidades analisem sua situação de água, saneamento e higiene e desenvolvam seus próprios planos de ação. Os facilitadores e profissionais de saúde comunitária exploram e trabalham com as diferentes práticas dentro da comunidade, expandindo sua compreensão de forma a informar, questionar ou desafiar.

Criança para criança

Através de atividades de promoção de higiene participativas, as crianças podem atuar como agentes de mudança para influenciar mudanças positivas no comportamento relativo à higiene em suas próprias famílias e comunidades em geral. Um resultado importante da abordagem Criança para criança é que as crianças são empoderadas para assumir um papel mais importante na tomada de decisões.

Clubes de Saúde Comunitária

Um Clube de Saúde Comunitária é um grupo comunitário, facilitado por profissionais comunitários, criado para aumentar a conscientização sobre questões de higiene e ajudar os participantes a aplicar seu conhecimento sobre as boas práticas de higiene em suas decisões em casa e na comunidade.

Marketing Social

Concentra-se em aumentar a oferta de produtos e serviços relacionados com o saneamento e a higiene, com base na compreensão sobre o que motivará as pessoas a adotar comportamentos seguros de higiene e saneamento e, assim, gerar procura.

Informação, Educação e Comunicação (IEC)

A aprendizagem pode ser apoiada de diferentes formas usando várias estratégias. Em certas circunstâncias, as informações sobre higiene direcionadas podem aumentar consideravelmente a conscientização e alcançar os resultados desejados, como, por exemplo, incentivar as pessoas a lavar das mãos em momentos fundamentais para reduzir os casos de doenças diarreicas.

As estratégias de comunicação são importantes quando questões ou práticas são contestadas ou entendidas de forma diferente. Através da discussão das diferentes perspectivas e conhecimentos, podem surgir novas maneiras de entender uma questão.

As estratégias de mediação adotam uma abordagem mais colaborativa e educacional. O facilitador tem como objetivo conectar-se com as questões, experiências e conhecimentos locais de maneiras a ajudar os participantes a refletir sobre suas próprias práticas e pressuposições e encontrar novas ideias.

Notas de orientação sobre a higiene

Diarrhoea Dialogues: From Policy to Progress (2012) (Diálogos sobre a Diarreia: Das Políticas ao Progresso) (PDF 4.8 MB) (em inglês)
Uma colaboração entre a Tearfund e a Path, que identifica alguns dos motivos pelos quais a diarreia ainda é uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo e fornece orientações úteis sobre políticas e implementação de estratégias econômicas ​​e capazes de salvar vidas. 

Notas de orientação sobre mudanças de comportamento

A Passo a Passo é uma revista on-line e impressa para profissionais comunitários das áreas da saúde e do desenvolvimento.
Passo a Passo Edição 97 – Higiene e Saneamento 

Os Guias PILARES proporcionam uma aprendizagem prática e baseada em discussões sobre o desenvolvimento comunitário.
PILARES: Incentivando a boa higiene e o saneamento


Leitura adicional

A seguinte é uma lista de recursos de outras organizações, que a Tearfund valoriza e integra em suas próprias orientações sobre água, saneamento e higiene (PDF 136 KB) (em inglês)