Agregação de valor para aumentar os lucros

Passo a Passo 103 - Empreendedorismo

A Passo a Passo 103 está repleta de conselhos práticos sobre como gerir um negócio bem-sucedido.

Agregação de valor para aumentar os lucros

por Kara Greenblott, Isabel Carter e Debora Randall  

Alguma vez você já se perguntou por que comprar geleia custa muito mais caro do que comprar a fruta crua? Ou por que as cestas tecidas são mais caras que os juncos?

Há diferentes etapas envolvidas na conversão de uma matéria-prima em um produto acabado, pronto para a venda. Esse processo é conhecido como cadeia de valor. Em cada etapa da cadeia de valor, o produto normalmente ganha valor (veja o diagrama abaixo). 

Analisar a cadeia de valor pode ajudar as pessoas a ver se há maneiras de agregar valor aos produtos que vendem. Por exemplo, o leite pode ser processado para fazer manteiga e queijo. Diferentes produtos podem ser combinados para produzir um produto de maior valor, como o pão ou a comida de rua. Desde que o custo do processamento seja inferior ao valor agregado, o lucro deverá aumentar. 

Também pode haver oportunidades para aumentar o lucro sem alterar o produto. Por exemplo, trabalhando juntos para comprar matérias-primas ou vender produtos, os produtores podem obter preços melhores e aumentar seu lucro. Simplesmente armazenando matérias-primas por algum tempo, o vendedor talvez possa obter um preço muito melhor para o produto fora de época. 

A localização também afeta o valor. Vender em outros mercados (geralmente mais longe) pode aumentar significativamente o lucro.

Atividade: Análise da cadeia de valor

Esta atividade pode ser realizada com um pequeno grupo de pessoas.

Com o grupo, faça uma lista dos produtos ou serviços disponíveis em sua área, como, por exemplo: café, laticínios, cabeleireiro, milho, contas para fazer bijuterias, coelhos ou mamão papaia. Escreva-os em uma folha de papel grande. 

Há uma grande demanda por esse produto ou serviço? Faça um círculo em torno de todos os que tiverem um bom mercado. Escolha três que representem diferentes tipos de produtos ou serviços. (Você pode sugerir dividir as pessoas em três grupos.) 

Usando uma folha de papel, mapeie as pessoas e as empresas da cadeia de valor (veja o diagrama abaixo): fornecedores de insumos, produtores, processadores, compradores/vendedores e consumidores finais. Pense em como o preço do produto muda à medida que ele passa pelas diferentes etapas da cadeia de valor e é vendido em locais diferentes. 

Em seguida, veja se a cadeia de valor pode se tornar mais eficiente respondendo a estas perguntas:

  • Você pode aumentar sua produção (qualidade e/ou quantidade)?
  • É possível agregar valor através de processamento (adicional)?
  • O preço de mercado varia com as estações? Em caso afirmativo, você poderia criar uma forma melhor de armazenamento e vender mais tarde na estação, quando o preço estiver mais alto?
  • O preço varia de acordo com a localização do mercado? Em caso afirmativo, como você poderia acessar esses novos locais de mercado?
  • Você poderia se juntar a outros produtores para venderem seus produtos coletivamente ou compartilharem os custos de transporte?
  • Há novos compradores aos quais você poderia se conectar?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, é porque há potencial para usar a análise da cadeia de valor para aumentar a produção ou os lucros. Identifique pessoas que você possa abordar para ajudá-lo a analisar a cadeia de valor de forma mais detalhada. (Este exercício não é uma análise completa da cadeia de valor. Os extensionistas agrícolas, as ONGs ou outras organizações podem ajudá-lo com uma análise aprofundada.)

Depois de analisar a cadeia de valor em detalhes, você poderá descobrir a melhor maneira de aumentar sua renda.

Este artigo foi adaptado de Pense em meios de subsistência! Veja a página de Recursos para obter mais informações.

Para ler um estudo de caso sobre como uma organização do Quênia usou a análise da cadeia de valor com agricultores locais, clique aqui.

The value chain