Estudo bíblico: atitudes piedosas para com os negócios

Passo a Passo 103 - Empreendedorismo

A Passo a Passo 103 está repleta de conselhos práticos sobre como gerir um negócio bem-sucedido.

Estudo bíblico: atitudes piedosas para com os negócios

Estar preparado 

Leia Provérbios 31:10–31. 

Nesta passagem, ficamos sabendo sobre uma esposa ocupada e piedosa. Ela está sempre trabalhando duro – ela cultiva alimentos, gere a terra e faz tecidos, cobertas de cama e roupas. Ao invés de um só negócio, ela está envolvida em vários. Ela não teme o que o futuro possa trazer, porque se preparou para ele. Ela também é carinhosa, amorosa e respeitada por todos. Que exemplo!

  • O que podemos aprender com essa imagem?
  • Como podemos ajudar nossas famílias e comunidades a estarem mais bem preparadas para um futuro incerto? 

A atitude certa em relação ao dinheiro 

A Bíblia contém muitos ensinamentos sobre o dinheiro. Ela certamente não proíbe que se ganhe dinheiro. Paulo ensinou que devemos trabalhar duro para atender às nossas necessidades e às de nossas famílias. No Novo Testamento, lemos sobre pessoas piedosas que foram bem-sucedidas em seus negócios, como Lídia, uma tintureira de tecido de púrpura (veja Atos 16:14).  

Em 1 Timóteo 6:6–12, há alguns ensinamentos muito sábios sobre a necessidade de nos contentarmos com o que temos e termos uma atitude adequada em relação às coisas materiais. A passagem não diz que ganhar dinheiro e usá-lo bem seja errado. É bom fazer pleno uso de nossos recursos e habilidades. No entanto, o amor ao dinheiro e não a Deus é errado. É a nossa atitude que é importante ao procurarmos fazer com que os nossos empreendimentos cresçam.

  • Como podemos ter certeza de que temos a atitude certa em relação ao dinheiro?

Adaptado de Pense em meios de subsistência! Consulte a página de Recursos para obter mais informações.