Cultivo de plantas sem solo: hidroponia

Passo a Passo 110 - Agricultura sustentável

A Passo a Passo 110 concentra-se nas estratégias que os agricultores e criadores de animais podem usar para manter a saúde dos ecossistemas e a produtividade de suas terras agrícolas

CULTIVO DE PLANTAS SEM SOLO: HIDROPONIA UMA ENTREVISTA COM ROSEMARY NYAMU

O que é hidroponia?

Hidroponia é a prática de cultivar plantas sem solo. As plantas podem ser cultivadas em uma solução rica em nutrientes ou em uma substância livre de doenças, como areia, cascalho ou fibra de coco, regada com uma solução nutritiva.

Quais são os benefícios?

Em primeiro lugar, não é necessário ter terra fértil para cultivar hidroponicamente. As plantas podem ser cultivadas em qualquer lugar – dentro e fora de casa – em um espaço muito menor que o utilizado na agricultura tradicional. O ambiente é mais controlado, por isso há menos ervas daninhas e menor risco de pragas e doenças.

Com as instalações adequadas, as plantas crescem e amadurecem mais rápido do que se forem cultivadas no solo. Isso ocorre porque as plantas não precisam se esforçar tanto para obter os nutrientes de que precisam para crescer. Suas necessidades exatas são satisfeitas, de forma que elas podem se concentrar no crescimento de folhas e caules em vez de gastar energia expandindo seus sistemas radiculares. Também é possível cultivar forragem para animais rapidamente usando a hidroponia, diminuindo, assim, a pressão sobre as terras de pastagem.

A água é recirculada, portanto, menos água é usada, sem desperdício. Se o agricultor tiver estufas, a água que escorre do telhado pode ser coletada e usada.

Há alguma desvantagem?

O maior problema é o custo. É necessário muito equipamento para criar um sistema hidropônico de larga escala: contêineres, bombas, iluminação, nutrientes, etc. No entanto, há opções de pequena escala mais baratas.

As plantas hidropônicas podem ser cultivadas de forma simples, usando materiais disponíveis no local, como barris de água e tubos plásticos. Foto: Vintage Greens Ltd, Latia Resource Center

Para os sistemas maiores, é necessário muito conhecimento para geri-los bem e evitar erros dispendiosos. As plantas precisam ser monitoradas de perto, e os níveis de pH e nutrientes no sistema devem ser ajustados regularmente.

Como as plantas crescem juntas em um sistema fechado, as pragas e doenças podem se espalhar rapidamente. É importante ter um bom plano de gestão de doenças e usar água e materiais de cultivo livres de doenças.

Que conselho você daria a alguém que está começando a usar a hidroponia?

Há muitos sistemas hidropônicos diferentes para escolher, dependendo de quanto você quer gastar e quão complicado você quer que o sistema seja. O sistema hidropônico de pavio é barato e requer apenas um balde, pavios, uma solução nutritiva e um meio onde as plantas possam crescer, tal como areia.

Os pavios retiram a solução nutritiva do balde e liberam-na no meio de cultura, disponibilizando-a para as raízes das plantas. Os pavios podem ser feitos de qualquer material absorvente, como barbante, lã ou retalhos de roupas velhas.

Agora, é possível comprar soluções nutritivas prontas em vários locais. Para fazer a sua própria solução nutritiva, peça orientação ao departamento agrícola local ou fale com outros produtores hidropônicos.

Informe-se o máximo possível sobre a tecnologia antes de começar. Veja se há cursos locais e, se puder, consulte os vários guias sobre o tema, disponíveis on-line. Participar de um grupo de produtores hidropônicos pode ser muito útil, pois todos podem aprender uns com os outros. A formação de uma cooperativa também pode ser uma ótima maneira de dividir os custos e compartilhar mão de obra e outros recursos.

Que culturas crescem bem em sistemas hidropônicos?

A maioria dos legumes e muitas outras culturas crescem bem. Alguns bons exemplos são: a batata, o tomate, o morango, a uva, as ervas, a alface, o repolho e a vagem. Para um sistema de pavio, escolha plantas menores e sem frutas, como a alface ou ervas.


Rosemary Nyamu é vice-diretora da Kenya School of Agriculture.

E-mail: ronyamu@gmail.com 

A Organização para a Alimentação e a Agricultura produziu vários artigos e manuais sobre hidroponia, que podem ser acessados on-line: www.fao.org (pesquise “hydroponics”).