Editorial

Com esta quadragésima edição, estamos comemorando o décimo aniversário da Passo a Passo. Durante os anos, muitas coisas mudaram no que diz respeito à publicação da Passo a Passo. No entanto, nos mantemos fiéis aos nossos ideais originais de servir como uma forma prática de incentivo, segundo uma perspectiva cristã, aos trabalhadores da área de desenvolvimento de várias partes do mundo. Agradecemos a Deus pelas suas bençãos incessantes sobre este trabalho.

O número de pessoas que vivem em condições de pobreza continua a crescer ao redor do mundo. O clima mundial está tornando-se mais imprevisível, trazendo inundações a algumas regiões e secas a outras. Os serviços de saúde e educação continuam recebendo cada vez menos recursos para que a dívida externa dos países do Terceiro Mundo possa ser paga e, assim, a vida continua sendo um desafio pela sobrevivência para muitas pessoas ao redor do mundo.

Nós podemos ter limitações no que podemos fazer como indivíduos, mas podemos incentivar uns aos outros ao compartilharmos boas idéias e nos relacionarmos com pessoas semelhantes, de outras partes do mundo. Cada um de nós pode fazer uma grande diferença àqueles ao nosso redor. Algumas pesquisas nos mostram que existe uma verdadeira fome por informações sobre todos os aspectos ligados ao trabalho de desenvolvimento no Terceiro Mundo. Esta fome geralmente é tão séria como os outros tipos de fome.

A Passo a Passo vai continuar a compartilhar informações úteis e ajudar a desafiar os trabalhadores da área de desenvolvimento ao redor do mundo para que se tornem mais eficazes no trabalho que realizam.

Nós procuramos arquivar todas as cartas e materiais que recebemos. Com o passar dos anos, as pastas mais cheias são as que contêm as cartas de agradecimento, através das quais os leitores fazem muitos comentários positivos. Estas cartas nos fazem sentir que o nosso trabalho vale a pena. Quando estas pastas começarem a ficar menos cheias, talvez será o momento de considerar novamente os nossos objetivos. Mas, no momento, nós planejamos continuar da mesma forma, apesar de que, se você for um leitor observador, notará que esta edição tem uma apresentação um pouco mais ‘moderna’.

Nós raramente publicamos as cartas de agradecimento com os comentários que os leitores fazem sobre a Passo a Passo, mas, nesta edição, vamos incluir algumas delas. Nós também aproveitamos esta oportunidade para contar um pouco da história da Passo a Passo e considerar algumas das possibilidades para o futuro. Nós também vamos contar sobre como os leitores usam e adaptam as informações apresentadas na Passo a Passo. Esta edição também vai mostrar os resultados da investigação realizada em Uganda e Gana pela Editora, envolvendo muitos leitores da Passo a Passo, nos últimos anos.

O que nos trarão os próximos dez anos?

Isabel Carter