Estudo bíblico

Fazendo uma avaliação do seu trabalho

A Bíblia tem muitos exemplos de ocasiões em que as vidas e as atividades das pessoas são examinadas, geralmente com o propósito de fortalecer as suas relações com Deus.

Leia Gênesis 1:31

É-nos dito, “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.” Depois de trabalhar por seis dias, Deus olhou para trás, para o que tinha feito, e viu tudo o que havia criado. Isto foi obviamente uma avaliação do seu trabalho. Ficando satisfeito com o fato de que tudo o que havia feito era bom, ele descansou no sétimo dia. A primeira atividade realizada no mundo foi, assim, avaliada.

  • Se Deus, que é todo poderoso, perfeito e sagrado, fez uma avaliação do seu trabalho, o que isto significa para nós, que somos seus seguidores e filhos? Discuta como e com que freqüência devemos olhar para trás, para o nosso trabalho.

Leia Lamentações 3:40

O povo de Deus é incentivado a examinar os seus caminhos e experimentá-los para retornar a um bom relacionamento com Deus. O ato de examinar e experimentar os nossos caminhos é uma avaliação em essência.

  • Os cristãos devem, como indivíduos ou organizações, esperar que uma pessoa de fora venha e os examine? Ou isto é algo que devemos fazer por nós mesmos? Discuta como a avaliação nos ajudará a saber se estamos realmente realizando a vontade de Deus.

Leia 2 Timóteo 4:7-8

O apóstolo Paulo foi capaz de dizer com confiança que havia mantido a fé e concluído tudo o que Deus lhe havia pedido.

  • Por que ele estava tão seguro de si? Você é capaz de olhar para trás na sua vida de forma tão positiva? Qual é a recompensa que nos espera?

Muitas igrejas e projetos de desenvolvimento não avaliam o seu trabalho a menos que haja algum problema, crise ou solicitação de uma agência doadora. A avaliação solicitada pelos doadores pode ser visa como uma falta de confiança e considerada suspeita. Entretanto, é evidente que esta não é a perspectiva bíblica. Os cristãos precisam de ver a avaliação como algo positivo, que nós mesmos devemos fazer em nosso próprio benefício, para nos ajudar a viver da forma que Deus deseja que o façamos. Ela também nos ajudará a evitar que cometamos erros sérios.

Danladi Musa é um Facilitador (Conselheiro) Regional para a Tearfund, sediado em Jos, na Nigéria, e trabalhou como Secretário Executivo para a CRUDAN por muitos anos.