Status das mulheres na Índia

Joyce Vaghela

Foto: Caroline Irby, Tearfund
Foto: Caroline Irby, Tearfund
Jawaharlal Nehru, o primeiro Primeiro Ministro da Índia, disse “Pode-se dizer qual é a condição de uma nação pelo status das suas mulheres”.

A Declaração de Beijing, na Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres (1995), ponto 13 diz, “O empoderamento da mulher e a sua participação completa, com base na igualdade, em todas as esferas da sociedade, inclusive a participação no processo de tomada de decisões e no acesso ao poder, são fundamentais para que a igualdade, o desenvolvimento e a paz sejam alcançados”.

Há muitos exemplos do quanto as mulheres podem alcançar, se lhes for dada uma oportunidade. Na Índia, há líderes políticos, astronautas, atletas e escritores do sexo feminino, que são exemplos para as mulheres jovens. Porém, a pobreza e as desigualdades sociais ainda impedem que muitas mulheres alcancem o seu potencial. O princípio da igualdade de gênero está contido na Constituição Indiana, no sistema legal e nas políticas governamentais. Entretanto, ainda há uma grande distância entre estes princípios e a realidade do status das mulheres em muitas comunidades pela Índia. Isto é visto nos baixos índices de alfabetização feminina e nos altos índices de mortalidade materna, especialmente nas áreas rurais. As atitudes precisam mudar no âmbito familiar. Os pais precisam garantir que as meninas, da mesma forma que os meninos, recebam cuidados de saúde, educação, treinamento, oportunidades e acesso aos recursos.

O pouco valor que a sociedade dá às mulheres e às meninas faz com que elas recebam menos tratamento médico oportuno ou nutrição adequada que os homens. O acesso desigual ao alimento, as demandas desiguais de trabalho pesado e as necessidades nutricionais especiais, como de ferro, por exemplo, tornam as mulheres e as meninas mais vulneráveis a doenças, principalmente à anemia. A anemia, causada pela falta de ferro, é comum entre as meninas e as mulheres indianas e afeta a maioria das mulheres grávidas. As mulheres anêmicas e mal-nutridas dão à luz crianças mal-nutridas.

[NOTA DA EDITORA: O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas (especialmente no fígado), na gema do ovo, em folhas verde-escuras e nos cereais. Comer frutas ricas em vitamina C, como mamão e laranja, ajuda o organismo a absorver o ferro.]

Muitas mulheres trabalham o dobro que os homens, porque fazem a maior parte do trabalho doméstico, além de trabalhar fora de casa. Seu trabalho doméstico não é nem remunerado nem reconhecido. A divisão igual das responsabilidades familiares entre os homens e as mulheres ajudará a melhorar o status das mulheres na Índia. Se os maridos mostrarem amor e respeito pelas suas esposas, e se os pais mostrarem que valorizam as filhas, tanto quanto os filhos, isto será um bom exemplo para a próxima geração.

Joyce Vaghela trabalha para o Departamento de Saúde Comunitária no St. Stephen’s Hospital, Delhi, Índia.

E-mail: joycevaghela@rediffmail.com