Estudo bíblico: Uma abordagem bíblica para os cuidados de saúde

Existe um modelo bíblico para os cuidados de saúde? Em muitos países, os cuidados de saúde são prestados por profissionais da saúde, em hospitais ou em postos de saúde. Estas pessoas são altamente treinadas para prestar cuidados especializados aos pacientes individualmente. Embora estes cuidados possam ser eficazes, esta abordagem é cara e chega a somente um número limitado de pessoas. Muitas vezes, esta abordagem não é acessível às pessoas pobres, principalmente em regiões rurais remotas, e desestimula a independência e a autosuficiência das comunidades locais.

Um sistema de saúde mais eficaz, de baixo custo e acessível é o modelo de saúde comunitária. Este é baseado na participação comunitária no atendimento das necessidades de cuidados de saúde e envolve profissionais da saúde, pessoas que trabalham com a saúde tradicional e voluntários da comunidade. Os programas de promoção da saúde comunitária estão voltados para o desenvolvimento dos recursos humanos, o empoderamento, a autosuficiência e a tecnologia adequada de baixo custo.

Leia Mateus 9:1-35

Estes versículos mostram algumas das principais características da abordagem bíblica para os cuidados de saúde. Jesus viveu e cresceu numa comunidade pobre. Ele conhecia a situação local e entendia as necessidades físicas, sociais e espirituais da comunidade. As pessoas confiavam nele. Ele curava os paralíticos, os cegos e os doentes crônicos. Mas ele não se concentrava apenas nas necessidades físicas das pessoas. Ele perdoava as pessoas, ele se tornava amigo dos marginalizados e ensinava outras pessoas sobre a sua nova maneira de responder aos problemas físicos, sociais e espirituais daquela época. A maneira como Jesus interagia com as pessoas doentes mostra como todos os aspectos da saúde – sociais, físicos, emocionais, psicológicos e espirituais – estão ligados.

Leia Mateus 9:36 a 10:14 e Lucas 10:1-17

Estas duas passagens mostram como Jesus satisfazia as necessidades da comunidade local e ilustra uma característica fundamental da abordagem bíblica para os cuidados de saúde nos países de baixa renda.

  • Como Jesus inicialmente respondia aos problemas da comunidade? O que a sua emoção e a sua resposta para os problemas nos mostram sobre a atitude de Deus para com os cuidados de saúde?
  • Quais são algumas das outras características da abordagem bíblica e como elas se comparam com as abordagens dos modelos hospitalares e comunitários?
  • O que podemos aprender com estas passagens sobre como satisfazer as necessidades das nossas próprias comunidades?
  • Além dos muitos problemas de saúde, Jesus notou uma outra necessidade: “A seara é tão grande, mas são poucos os trabalhadores.” (Mateus 9:37). A escassez de agentes sanitários treinados é um problema global atual. Como Jesus recrutou e equipou pessoas para ajudá-lo?
  • Que lacunas ou desafios você enfrenta ao implementar uma abordagem bíblica para os cuidados de saúde na sua comunidade? Que medidas podem ser tomadas para resolvê-los?

O Dr. Robert Yee é o Diretor de Saúde Oral da Dentaid.
Dentaid, Giles Lane, Landford, Salisbury, SP5 2BG, Reino Unido.

E-mail: robert@dentaid.org Site: www.dentaid.org