Estudo bíblico: Inovação

O Dr. Nigel Poole

Inovação significa “fazer coisas novas” ou “fazer coisas antigas de uma nova maneira”. Na Bíblia, vemos a inovação tanto na criação de Deus quanto na sua “nova criação”.

Leia Gênesis 1:1-5

De acordo com a Bíblia, no início, “a terra era sem forma e vazia”. Deus criou a luz e o primeiro dia. No resto do capítulo, vemos como Deus criou a ordem, a variedade e a beleza. Faça uma lista das coisas e dos seres da criação – e agradeça!

Deus criou as pessoas à sua imagem, como o auge da criação, seres com quem Deus podia “caminhar e conversar” (Gênesis 3:8-10). Contudo, a relação das pessoas com Deus foi rompida pela desobediência, e uma nova ordem foi estabelecida. Os planos e o propósito de Deus para a humanidade permaneceram os mesmos, mas grande parte do Velho Testamento é a história da infidelidade, da desobediência e do arrependimento eventual da humanidade. A Lei dada através de Moisés não manteve nem tornou o povo santo. Assim, Deus revelou uma nova maneira de ganhar a humanidade.

Leia Jeremias 31:31-33, onde Deus promete um novo caminho.

  • O que havia de errado com o antigo pacto (aliança ou testamento) entre Deus e a humanidade?
  • Quando veio este novo caminho e de quem o profeta estava falando? (veja João 1:14-18)
  • Em que o novo pacto diferia do antigo pacto?

Os cristãos acreditam que somos perdoados pelos nossos pecados através do que Deus fez por nós em Jesus Cristo. No evangelho, vemos como a vida e os ensinamentos de Jesus nos oferecem um novo caminho e uma nova vida com Deus. Que descrições da nossa nova vida há nas cartas do Novo Testamento? (Reflita sobre: 2 Coríntios 5:17, Efésios 4:23-24, Colossenses 3:8-10, 1 Pedro 2:2)

Deus é um criador, um inovador. No final da Bíblia, em Apocalipse 21:5, está escrito: “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas!” Glória a Deus, cujas misericórdias se renovam a cada manhã e que nos garante nosso lugar na nova criação.

Somos todos feitos à imagem de Deus, e muitas pessoas mostram grande criatividade. Podemos reconhecer que a mudança faz parte da nossa vida e receber novas idéias de pessoas de dentro das nossas comunidades. Muitas vezes, os jovens estão cheios de novas idéias. As pessoas mais idosas devem criar oportunidades para discutir essas idéias e ajudar os jovens a desenvolverem respostas para os desafios que enfrentarão mais adiante na vida. Nem todas as novas idéias são boas, portanto, é importante procurar conselhos e testá-las, para nos assegurarmos mutuamente de que as mudanças estejam em consonância com os propósitos imutáveis de Deus. 

O Dr. Nigel Poole é o Diretor de Programas Acadêmicos de Agronegócio para o Desenvolvimento em:

SOAS Centre for Development, Environment and Policy and London International Development Centre, University of London, High Street, Wye, Ashford, Kent, Reino Unido, TN25 5AH

E-mail: np10@soas.ac.uk