Passo a Passo 91

Enfermeira verificando o batimento cardíaco de um bebê. Foto: Richard Hanson/Tearfund
Enfermeira verificando o batimento cardíaco de um bebê. Foto: Richard Hanson/Tearfund

SAÚDE MATERNA

Helen Gaw, Editora

“Recomendamos que você seja transferida para o hospital agora.” Eu estava em casa, e duas parteiras treinadas estavam me atendendo, mas algo estava errado. O trabalho de parto estava indo bem, mas, depois de muitas horas, o bebê parecia não estar mais indo adiante. As parteiras viram um líquido marrom, o que significava que o bebê podia estar tendo dificuldades.

A viagem de ambulância foi uma das mais difíceis da minha vida, e eu fiquei muito contente quando cheguei ao hospital. Meu marido foi comigo, e a presença dele me deu muita força. Seis horas mais tarde, meu bebê – que estava mal posicionado para o parto – tinha nascido com segurança com a ajuda dos médicos. Meu marido ficou encarregado de uma tarefa muito especial: segurar o filho durante os seus primeiros 45 minutos de vida enquanto eu recebia atendimento médico.

Um tema comum ao longo desta edição é o papel do pai. É difícil superestimar a diferença que um pai pode fazer para salvar a vida da esposa ou parceira grávida. Os conhecimentos do pai sobre gravidez e parto, sua disposição para planejar o parto com a esposa e seu comprometimento em ajudar a tomar as providências necessárias e economizar dinheiro suficiente mostram que ele é um homem honrado, que quer proteger a esposa e o filho que vai nascer. Esta é uma maneira que os maridos têm de mostrar que “amam a sua mulher como a seu próprio corpo” (Efésios 5:28). 

O apoio do resto da comunidade também é importante, especialmente quando o pai estiver ausente. Esta edição sugere ideias e dá exemplos de como ajudar as famílias e as comunidades a evitar os atrasos que causam a morte das mulheres no parto. Ela se concentra nos conhecimentos e preparativos necessários para um parto seguro. 

Aceitamos as opiniões dos leitores sobre esta edição e ideias para as próximas.

Abaixo estão os artigos da edição 91 da Passo a Passo em html.

Para baixar uma versão pdf da edição 91 da Passo a Passo, clique aqui (PDF 596 KB).


 

  • “Aqui, os homens são tratados como reis”

    O Faith Alive, um hospital situado em Jos, na Nigéria, tomou medidas deliberadas para envolver os homens em seus serviços pré-natais, os quais incluem os testes de HIV para a prevenção da transmissão do HIV de pais para filhos.

    leia mais
  • Amigas das Mães

    O HIV e a mortalidade materna já foram chamados de “as duas epidemias intersectadas” (The Lancet). Uma mulher grávida soropositiva tem seis vezes mais chances de morrer durante a gravidez ou o parto do que uma que não é soropositiva.

    leia mais
  • Cartas

    Uso de aventais para ensinar Gostaria de contribuir com uma ideia para a revista. Trabalhamos muito com crianças e pais. Fazemos apresentações de circo para ensinar as crianças e também temos um centro de reabilitação para homens. Ao invés de escrever canções, textos religiosos e ensinamentos sobre a saúde em pedaços de papelão, uma boa ideia é pegar aventais de plástico e costurar um bolso de plástico transparente de tamanho A4 em cada um deles. Você pode convidar alguém da plateia para vir para frente, pôr o avental e ajudar a ensinar. Usando o bolso de plástico no avental, você pode mudar o assunto e deixar outras folhas ocultas por trás da primeira folha. O texto pode ser impresso em papel A4 ou fotocopiado. O avental é leve e fácil de transportar, onde quer que você vá. Você pode costurar os bolsos de plástico nos aventais na posição vertical ou horizontal, dependendo de como você quiser posicionar a folha papel. Se possível, é bom ter pelo menos três aventais de cores…

    leia mais
  • Como reconhecer os sinais de perigo na gravidez

    Fraqueza e cansaço A fraqueza e o cansaço podem ser causados por sangue fraco (anemia). Veja a página 11 para obter mais informações. Dor na barriga A dor na barriga pode ter diferentes causas, entre elas, gravidez ectópica (veja a página 1), aborto espontâneo ou problemas com a placenta. Inchaço nas mãos e na face, ou dor de cabeça forte e visão turva A pressão arterial alta juntamente com o inchaço nas mãos e na face ou uma dor de cabeça forte e visão turva podem ser sintomas de eclampsia, a qual causa convulsões (eclampsia também é conhecida como pré-eclampsia ou toxemia). Sangramento vaginal Sangramento após os primeiros três meses pode significar que há algum problema com a placenta. Febre Febre pode ser um sinal de malária ou infecção. As mulheres grávidas que vivem em zonas de malária devem tomar antimaláricos conforme orientação. Uma mulher que apresentar qualquer um destes sinais pode estar correndo um sério risco e deve consultar um agente de saúde. Alguns sinais de perigo…

    leia mais
  • Estudo bíblico

    O parto na Bíblia. Rev. Meagan Manas e Helen Gaw. Estes três estudos bíblicos podem ser usados em conjunto ou separados. A atividade introdutória pode ser usada antes de qualquer um dos debates ou de todos eles.

    leia mais
  • Informações sobre a saúde materna na palma da mão

    Toda mulher grávida tem direito a uma gravidez e um parto saudável, porém, muitas mulheres não têm acesso às informações de que precisam e não sabem quando procurar atendimento médico. Os telefones celulares poderiam ajudar? Com a expansão das tecnologias da telefonia celular, agora há novas e empolgantes oportunidades para aumentar o acesso a informações de saúde que podem salvar vidas.

    leia mais
  • O quinto bebê de Maghoo sobrevive

    “Finalmente, a alegria de ver um filho vivo no meu colo!” Maghoo estava extremamente feliz por ganhar o seu primeiro menino em casa com uma parteira tradicional treinada.

    leia mais
  • Onde a Igreja é a ambulância

    Em partes das zonas rurais do Nepal, às vezes, devido às crenças culturais e religiosas, as mães não recebem o atendimento médico e o apoio de que precisam.

    leia mais
  • Parto

    Sinais de que o trabalho de parto está próximo Estes três sinais mostram que o trabalho de parto está começando ou começará em breve. É possível que nem todos eles ocorram, e eles podem ocorrer em qualquer ordem. Saída de muco transparente ou cor-de-rosa da vagina. Durante a gravidez, a abertura do útero (o colo do útero) fica tampada com um muco grosso que protege o bebê e o útero contra infecções. Quando o colo do útero começa a se abrir, ele libera este tampão mucoso e também um pouco de sangue. Saída de líquido transparente da vagina. A bolsa das águas, que envolve o bebê, pode romper-se um pouco antes ou a qualquer momento do trabalho de parto. Início das dores (contrações). No início, as contrações podem vir com intervalos de 10 a 20 minutos ou mais. O trabalho de parto em si só começa quando as contrações se tornam regulares (isto é, com, mais ou menos, o mesmo intervalo de tempo entre elas). Quando qualquer um destes sinais ocorrer, estará na hora de se aprontar para o parto:…

    leia mais
  • Planejamento para o parto

    Assim como à pergunta “quando?”, um plano de parto precisa responder às perguntas “quem?”, “onde?”, “como?” e “o quê?”.

    leia mais
  • Recursos

    Edições anteriores da Passo a Passo sobre a saúde das mulheres Passo a Passo 24 A saúde da mulher Passo a Passo 69 Quebrando tabus (saúde sexual) Passo a Passo 86 Artigo “A história de Fatu” sobre a prevenção de fístulas (orifícios no canal do parto que podem se formar como resultado de um trabalho de parto prolongado ou obstruído) Onde Não Há Médico Este livro (especificamente voltado para a África) cobre uma variedade de questões que afetam a saúde: desde a diarreia até a tuberculose, remédios caseiros úteis e prejudiciais, o uso cauteloso de certos medicamentos modernos, bem como informações sobre parto e planejamento familiar, dando destaque especial para a higiene, a alimentação saudável e a vacinação. O livro também ajuda os leitores a perceberem o que eles próprios podem fazer, como, por exemplo, prevenir, reconhecer e tratar várias doenças comuns e reconhecer os problemas que precisam da atenção de um profissional de saúde experiente. Esta edição revisada inclui também um…

    leia mais
  • Salvando a vida de uma mãe

    É trágico quando uma mulher morre ao dar à luz. A família muda para sempre. Precisamos perguntar “Por que ela morreu?”. Geralmente não há apenas uma só resposta para esta pergunta. Com frequência, há vários problemas misturados. Imagine vários pedaços de cordão emaranhados formando uma bola. É preciso desemaranhar a bola para ver os diferentes pedaços de cordão. Então, os problemas ficam mais claros, e podemos começar a ver algumas soluções.

    leia mais