Comercialização de produtos derivados de aves: experiência de Honduras

Foto: Rommel Romero
Foto: Rommel Romero

A Passo a Passo entrevistou Rommel Romero, Coordenador do Programa Diakonos, do Proyecto Aldea Global, em Honduras, para descobrir como seu projeto ajuda as pessoas a ganhar a vida com a avicultura. 

O Proyecto Aldea Global (PAG) é uma ONG cristã que ajuda famílias em Honduras há mais de 30 anos. O projeto trabalha com 260 famílias no Parque Nacional Cerro Azul Meámbar para melhorar seus meios de vida através de um projeto de criação de animais de pequeno porte. Como parte do projeto, cada pessoa que recebe um animal tem que dar um ou mais dos filhotes para outra família, juntamente com o conhecimento adquirido em cuidados e manejo de animais. 

A maioria das famílias escolhem galinhas porque seu custo é baixo e elas fornecem alimentos nutritivos. Para garantir que as famílias aproveitem ao máximo suas galinhas, o PAG oferece assistência técnica em vários aspectos da criação e da comercialização de aves. 

Como vocês ajudam as pessoas a comercializar seus produtos derivados de aves? 

Ao incentivarmos as pessoas a aproveitarem ao máximo as iniciativas e as oportunidades disponíveis no seu ambiente local, nós as ajudamos a promover seus produtos. Procuramos colocar os produtores locais em contato com os coordenadores ou organizadores de feiras de povoados e pequenas cidades locais. Nós também os inspiramos ensinando como acrescentar valor aos seus produtos de forma que eles possam vender outros produtos além dos ovos, como pães e pratos tradicionais. 

Nós os ajudamos a entrar em acordo com comerciantes individuais da sua região para vender seus ovos. Os beneficiários também são ensinados a fazer uma análise de custo-benefício da produção de ovos para garantir que tenham lucro. 

Quais são as maneiras mais eficazes de comercializar os produtos derivados de aves em âmbito local? 

Os acordos feitos com os comerciantes individuais são muito importantes. As famílias produtoras de ovos são organizadas num grupo, e nós as ajudamos a entrar em contato com um comerciante de ovos local, que vai até a comunidade uma vez por semana para comprar os ovos. 

Como vocês treinam as pessoas? 

Temos um plano de ensino e treinamento que consiste num mínimo de cinco cursos de treinamento ao longo de um período de seis meses, entre eles: 

  • Custos de produção, preço de venda, lucros 
  • Preparação de alimentos  
  • Saúde aviária (limpeza, vacinação, etc.) 

Usamos vários métodos diferentes para treinar as pessoas: 

  • Demonstrações práticas para ajudar as pessoas a “aprender fazendo” 
  • Visitas educativas para aprender com as experiências bem-sucedidas de outras pessoas 

Que recursos vocês usam para treinar as pessoas em cuidados e manejo de aves? 

O apoio mútuo dentro da comunidade é fundamental. Os cursos de treinamento são realizados nas granjas das próprias pessoas, e elas se sentem muito incentivadas quando veem o progresso umas das outras. 

Nós também incentivamos o uso de recursos disponíveis no local: madeira, mato, etc. O esterco de galinha é usado para fazer adubo orgânico, que as pessoas podem usar nas próprias granjas ou vender aos vizinhos. Os beneficiários contribuem com recursos disponíveis no local para construir galinheiros e também aprendem a fazer ração para as galinhas com produtos locais. 

Para mais informações, acesse www.paghonduras.org ou entre em contato com o PAG pelo e-mail info@paghonduras.org  


Foto: Rommel Romero
Foto: Rommel Romero

Como calcular seu lucro 

  • Quanto custa para manter suas aves por mês? Inclua os custos de ração, habitação e contas veterinárias.  
  • Quantos ovos suas aves produzem por mês? Qual é o preço dos ovos no seu mercado local? 

É provável que alguns ovos quebrem a cada mês ou que você não consiga vendê-los. O preço dos ovos pode variar de estação para estação ou em diferentes tipos de mercados. Você e sua família também podem ficar com alguns ovos para consumo próprio. Lembre-se de incluir isso nos seus cálculos. 


(Número de ovos postos por mês) x (Preço dos ovos) = Renda 

(Renda) - (Custos de produção) - (Custo dos ovos perdidos) = Lucro por mês