Passo a Passo 97 - Higiene e saneamento

“Volte aqui e lave as mãos!”, é o que falo para meu filho de três anos de idade, às vezes, várias vezes por dia. Ele não gosta de água fria. Ele não gosta de molhar as mangas. Ele acha difícil secar as mãos. E quando eu cuido dele, às vezes, parece que eu lavo as mãos a cada dez minutos: depois de ajudá-lo a ir ao banheiro, antes de lhe dar um lanche, depois de jogar fora um lenço de papel que ele usou para limpar o nariz…

Dá trabalho criar um hábito numa criança, e é ainda mais difícil incentivar um adulto a mudar seus hábitos, principalmente quando os novos hábitos parecem inconvenientes. É por isso que, nesta edição sobre higiene e saneamento, não nos concentramos nas soluções técnicas, apesar de sua importância. Ao invés disso, consideramos o que as pessoas realmente querem do saneamento (página 3) e como os facilitadores comunitários ajudam as pessoas a tomar a iniciativa de mudar seus hábitos e melhorar seu saneamento e higiene (páginas 4–5 e 10–11). Lavar as mãos com sabão é uma forma fácil e barata de melhorarmos nossa saúde. Assim, trazemos instruções para fazer sabão (páginas 12–13) e informações sobre como lavar as mãos, que podem ser facilmente usadas em grupo como ponto de partida para uma discussão (páginas 8–9).

Nossa pesquisa com os leitores mostrou que vocês estão especialmente interessados em edições da Passo a Passo que tragam informações sobre água e saneamento, portanto, esperamos incentivá-los com o que vocês vão ler aqui. Adoraríamos saber sua opinião, portanto, entrem em contato conosco. A próxima edição também será sobre um assunto destacado por muitos de vocês na pesquisa com os leitores: HIV.

Helen Gaw Editora

Abaixo estão os artigos da edição 97 da Passo a Passo em html.

Para baixar uma versão pdf da edição 97 da Passo a Passoclique aqui (PDF 781 KB)