W26 Compartilhando as mensagens

É mais provável que as pessoas respondam de uma maneira mais favorável à mensagens positivas, que respeitam os motivos deles fazerem as coisas do seu jeito, do que a simples avisos sobre sujeira. Compartilhem mensagens sobre como conquistar o respeito dos outros, ter crianças saudáveis, um meio ambiente limpo e sentir orgulho de possuir uma latrina, por exemplo.

Pensem em quais seriam as mensagens mais importantes para a nossa comunidade em relação a melhorias na saúde das pessoas. Seria possível incluir-se aí a importância de se lavar as mãos, de cobrir os alimentos, de lavar os recipientes de água, a purificação da água para beber, o uso da latrina e o descartar das fezes dos bebês de maneira segura. As mensagens que produzem mais efeito devem ser curtas, positivas e fáceis de serem adotadas. O humor às vezes pode ajudar as pessoas a se lembrar delas.

Poderíamos incluir dramatizações simples ou canções como maneiras efetivas de compartilharmos essas mensagens. As crianças poderiam aprender a receita para Sais de Reidratação Oral através de canções, ajudando-as a lembrarem-se dela. Assuntos delicados sobre latrinas ou a higiene das mulheres poderiam ser mais facilmente compartilhados através do uso de fantoches. Jogos que ensinam mensagens simples podem ajudar o aprendizado das crianças. Mensagens que são compartilhadas com as crianças de uma maneira clara também alcançarão seus pais. Grupos religiosos podem ser de muita ajuda no compartilhar das mensagens que beneficiam a saúde da comunidade.

Discussão 

  • Como as informações sobre saúde foram compartilhadas no passado? Quais dessas provaram ser mais eficazes e porquê?
  • De que maneira as pessoas de nossa comunidade gostam de aprender? Como podemos fazer mais isto?
  • Quem são as pessoas mais adequadas para compartilhar mensagens com crianças, jovens, mulheres, homens e pessoas mais idosas?
  • Quem poderia se beneficiar de uma melhor compreensão sobre a necessidade de se ter uma higiene melhor, uma água mais limpa e um saneamento mais eficaz? De que maneira essas pessoas poderiam ser alcançadas com eficiência?
  • Em alguns países, clubes de saúde foram formados onde as pessoas, em grupo, aprendem e discutem maneiras de melhorar as práticas de higiene e saneamento. Algumas vezes, os sócios desses clubes usam seus cartões de associados para ir assinalando as evidências de melhorias de comportamento, tais como a fabricação e uso de uma torneira Tippy Tap, a construção e uso de prateleiras de escorrer e secar louça ou ainda a construção de uma latrina. Qual seria a reação à introdução de clubes de saúde em nossa comunidade?
  • Que experiência temos no uso de dramatizações ou fantoches para compartilharmos mensagens? As pessoas não imaginam como isso pode ser fácil de fazer e divertido! Planeje uma dramatização simples a respeito daquela mensagem positiva que todos acham ser muito importante compartilhar. 

JOGOS PARA CRIANÇAS 

Adapte vários joguinhos simples para compartilhar mensagens sobre vida saudável.

  • Faça uma mímica e pergunte às crianças para adivinharem o que é. Isto poderia incluir lavagem das mãos, purificação da água de beber com SODIS, e o uso de escorredor de pratos depois de lavar os pratos.
  • Use um jogo de contar onde ao invés de dizer “três” ou um múltiplo de “três”, as crianças têm de dizer “lavar as mãos” e ao invés de dizerem “sete” ou múltiplos de “sete”, as crianças têm de dizer “SRO”.
  • Crie pares de palavras que vão juntas tais como sabão e água, FVA e latrina, SRO e diarréia, balde e poço, derramar água e torneira, moscas e doenças, secar e escorredor. Escreva em pedaços de papel cada uma das palavras e cole nas costas das crianças sem que elas saibam o que é. Obviamente, os demais ao redor podem vê-lo! Eles fazem perguntas para descobrir sua palavra, mas as pessoas só podem responder sim ou não. Quando eles descobrem qual é a palavra deles, terão de encontrar a pessoa com a palavra que combina com a deles. O primeiro par que acha um ao outro ganha o jogo.