W7 Investigando o comportamento das pessoas quanto ao lavar as mãos

Pode ser difícil incentivar as pessoas a lavarem suas mãos se elas não compreendem a necessidade de fazê-lo. Saber em que as pessoas acreditam sobre lavar as mãos nos permite compartilhar informações mais úteis.

Uma maneira de adquirir esse conhecimento é realizar uma pesquisa simples em uma escola, na sala de espera de uma clínica, em um mercado ou uma igreja, após o culto. Estabeleça grupos separados de homens, mulheres e crianças. Copie os seis desenhos. Eles mostram alguém roçando uma horta, alguém defecando, alguém depenando uma galinha, uma senhora limpando um bebê, alguém saudando visitas e recolocando a corrente numa bicicleta.

Ajunte seis pequenos potes e algumas sementes grandes (milho ou feijões são ideais). Cheque primeiro se as pessoas entendem o que significam os desenhos. Coloque uma figura em frente de cada pote. Dê a cada pessoa três sementes. Peça-as para escolher os três momentos mais importantes para se lavar as mãos. Coloque uma semente na lata que representa cada uma das três atividades que eles escolheram. Tente certificar-se que as pessoas estejam fazendo suas escolhas sem que os outros saibam quais são as figuras que eles selecionaram.

Totalize os resultados a cada vez e escreva-os em um tabela. Discuta os resultados de duas formas: como um grupo e, se possível, com as pessoas que tomaram parte na pesquisa.

Discussão 
  • Quais momentos as pessoas consideram ser mais importantes para lavarem as mãos? Por que você acha que as pessoas escolheram esses momentos? Até que ponto as pessoas são influenciadas pela necessidade de parecerem limpas na frente dos outros?
  • Há grandes diferenças entre os resultados vindos dos diferentes grupos de pessoas e entre homens e mulheres? Quais são essas diferenças? Podemos dizer as razões dessas diferenças?
  • De que maneira esses resultados poderiam ajudar-nos a compartilhar mensagens positivas sobre o lavar das mãos?
  • Prepare uma dramatização de papéis sobre um aluno de escola cuja mãe está muito zangada com ele porque suas mãos ainda estão muito sujas depois de consertar a sua bicicleta. A irmã do menino acabou de aprender na escola, naquele mesmo dia, sobre a boa higiene, e fala que as mãos de sua mãe, na verdade, estão muito mais sujas do que as de seu irmão, porque a mãe acabou de limpar o bebê e não lavou suas mãos.
  • Pense num cartaz simples sobre lavar as mãos que utilize alguns destes resultados. Por exemplo, se as pessoas acreditam que é realmente importante estarem limpos antes de cumprimentar as visitas, o cartaz poderia dizer “Tenha certeza que a comida de seus convidados está tão limpa quanto você”.  

UM EXEMPLO DE POSSÍVEIS RESPOSTAS

Nosso grupo Igreja de São Pedro Escola Mwaniki Centro de Saúde TOTAL
Roçando a plantação de verduras 3 6 2 7 18
Defecando  5 4 8 4 21
Depenando uma galinha 4 3 5 3 12
Limpando o bebê 3 2 2 2 9
Antes de cumprimentar as visitas 2 8 5 7 22
Consertando a bicicleta 4 7 9 8 28