W9 Tratando a diarréia

Quando as pessoas contraem diarréia, seu corpo pode perder grande quantidade de água e sais, muito rapidamente. Criancinhas e bebês são os que mais sofrem. Em muitas culturas, as pessoas acreditam que a diarréia “lava” o corpo das suas doenças e que não se deve comer ou beber água até que a diarréia acabe. Entretanto, a menos que a água e sais perdidos sejam repostos, a criança ficará gravemente doente e, sem receber tratamento, poderá morrer.

Crianças ou adultos doentes podem ser levados a uma clínica ou hospital para receberem tratamento. Porém, a menos que eles estejam muito doentes, eles podem ser cuidados em casa utilizando-se uma bebida especialmente feita, chamada Sais de Reidratação Oral. Pacotes de SRO podem ser comprados e misturados com um litro de água potável. A bebida pode também ser preparada em casa e é eficaz desde que as quantidades da mistura estejam corretas. Adicione uma pequena pitada ou meia colher de chá, nivelada, de sal e um pequeno punhado ou oito colheres de chá, niveladas, de açúcar para um litro de água potável (meça usando uma garrafa de um litro ou quatro copos). Misture os ingredientes e dê à criança uns poucos golinhos a cada cinco minutos. Este preparado nunca deve parecer ao paladar mais salgado que as lágrimas. Se disponível, adicione algum suco fresco de limão ou laranja.

Uns dois punhados de farinha de arroz, maizena ou canjiquinha podem ser cozidos num litro de água com meia colher de chá de sal. Esfrie e use para a reidratação da mesma forma. Lembre-se de continuar a alimentar uma criança com diarréia com comidas pastosas.

Discussão 
  • Qual é o tratamento tradicional que usamos para crianças pequenas ou bebês com diarréia?
  • O quanto isso é eficiente?
  • As pessoas têm visto pacotes de SRO disponíveis em lojas ou clínicas locais? Quanto é que eles custam?
  • As pessoas têm usado SRO ou a bebida preparada com água, sal e açúcar para tratar delas mesmas e de criancinhas com diarréia? Quão eficaz isso foi?
  • Colocar sal demais no preparado para beber pode ser perigoso para o paciente. Como podemos nos assegurar de que as pessoas não usem sal em demasia?
  • Como poderíamos treinar as pessoas para fazerem esta bebida e utilizá-la? Em alguns lugares as pessoas usam canções, fazem cartazes ou usam rimas para ajudar as pessoas a se lembrarem dos ingredientes.
  • Poderíamos desenvolver uma dramatização de papéis simples para compartilharmos esta lição? Onde poderíamos usar essa dramatização de papéis?
  • Crianças conseguem se lembrar com facilidade de informações simples a respeito de saúde, informações que podem compartilhar com os seus pais. Como poderíamos ensinar às crianças em idade escolar a fazer e usar o SRO de forma segura?