R24 Desobedecendo à lei

Em geral, as leis de cada país são feitas de maneira cuidadosa, buscando o bem-estar dos seus cidadãos. Como cidadãos responsáveis, é importante que obedeçamos a lei, para o bem do país.

Contudo, existem algumas leis que sabemos não serem nem equânimes, nem justas com todos. Algumas leis talvez só beneficiem os ricos. Algumas leis causam um sofrimento real para as pessoas pobres ou certos grupos. Por exemplo, em alguns países é proibido ser cristão! É possível que em certas circunstâncias possamos sentir que é mais importante questionar a lei do que obedecê-la, em função daqueles que estão sofrendo seus efeitos.

Ao levantar-se o nível de conhecimento de todos em relação a leis injustas, talvez possamos ajudar a encontrar novas soluções, novas esperanças, e novas vozes de oposição para libertar as pessoas daquela ameaça. 

Discussão
  • Leia Êxodo 1:15-22. O povo de Israel vivia exilado no Egito. Mesmo vivendo no exílio eles conheciam a bênção de Deus e continuavam a se multiplicar. Os egípcios se alarmavam com isso. Eles usavam os israelitas para fornecer-lhes trabalho escravo. Qual era o propósito da nova lei promulgada pelo rei do Egito (nos versículos 15 e 16)?
  • Por que as parteiras desobedeceram a lei? O que disseram em sua defesa quando foram questionadas pelo rei? O que podemos aprender da sua ação e meio de defesa?
  • Qual foi o resultado da sua ação sobre as outras parteiras (versículos 20-21)?
  • O que devemos fazer quando nos deparamos com leis que claramente vão contra os ensinamentos de Deus? Podemos nos lembrar de alguns casos?
  • O que poderíamos fazer para despertarmos o interesse e a preocupação das pessoas por tais leis?
  • Quais ações poderíamos adotar – individualmente, como um grupo ou como igreja? Estamos preparados a encarar uma reação potencialmente violenta, reagindo de forma não violenta?
  • Nos Estados Unidos, em 1955, uma mulher negra, comum, chamada Rosa Parks, recusou-se a abrir mão, para um branco, do lugar no qual havia se sentado no ônibus e ao qual tinha direito. Isso levou à sua prisão, encarceramento e um enorme boicote dos ônibus por parte dos negros e, finalmente, a mudanças nas leis de relacionamento racial. Podemos nos lembrar de outros exemplos em que pessoas desobedeceram a leis injustas e promoveram o bem através das suas ações?

Artigos 6, 8, 19, 20 A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas