Água para todos

Hoje, mais de 700 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso a água potável

O acesso à água não é apenas uma questão de sobrevivência. As pessoas usam a água para todo tipo de atividade cultural, bem como para tarefas cotidianas, como banho, limpeza, agricultura e culinária. A Tearfund trabalha com as comunidades para entender a importância de todas essas atividades no contexto local, atendendo tanto às necessidades básicas quanto às necessidades hídricas consideradas importantes.

Acesso a água segura

Em todos os nossos programas de abastecimento de água, a meta da Tearfund é criar um acesso que forneça água suficiente para todos, que seja de qualidade aceitável e que empodere as pessoas para que possam gerir seus recursos hídricos. Os serviços de abastecimento de água também precisam ser sustentáveis ​​e resilientes a questões como a mudança climática.

A Tearfund também reconhece seu papel em abordar outras questões contextuais juntamente com os programas de água, saneamento e higiene, entre elas, a inclusão, a violência contra as mulheres e a desigualdade de gênero, a degradação ambiental, a mudança climátice, o conflito e a fragilidade dos Estados.Estas podem ser dinâmicas ou objetivos explícitos a serem monitorados na prestação de serviços de abastecimento de água, saneamento e higiene.

Incluímos uma variedade de atividades nos programas de abastecimento de água:

  • Escolha da fonte de água 
  • Desenvolvimento da fonte de água 
  • Extração (retirada da água da fonte) 
  • Transporte (ou transferência 
  • Tratamento da água
  • Teste de qualidade da água

Cinco fatores para o sucesso dos programas de abastecimento de água

Integração

Coordene seus programas de abastecimento de água, saneamento e higiene para reduzir o número de doenças e mortes causadas por doenças relacionadas com a água, o saneamento e a higiene e para ajudar as pessoas a desenvolver seus meios de vida de forma que possam prosperar. Assegure-se de que todas as propostas relativas a água, saneamento e higiene avaliem e abordem as três áreas ou que outros parceiros estejam trabalhando para alcançá-las.

Advocacy

Trabalho com o advocacy em torno da água, do saneamento e da higiene em âmbito local, nacional e global para afetar positivamente as prioridades do governo local na prestação de serviços de água, saneamento e higiene. Apoie o desenvolvimento de capacidades e colabore com o governo e as instituições locais para a sustentabilidade no longo prazo.

Abordagens orientadas pela procura

Em situações de respostas de emergência, as respostas orientadas pelo abastecimento de água (por exemplo: caminhões-pipa ou fornecimento de estações de tratamento de água compactas) são essenciais para sustentar a vida. No entanto, sempre que possível, mude para as abordagens orientadas pela procura, logo no início da resposta de emergência, para diminuir a dependência e ajudar na transição da assistência para o desenvolvimento.

Responda ao contexto local e baseie os programas de água, saneamento e higiene em soluções locais e na inovação. Concentre-se em aprender fazendo, usando a facilitação e o marketing para criar procura. Ofereça treinamento e desenvolvimento de capacidades para permitir o desenvolvimento de produtos de água, saneamento e higiene para atender a essa nova procura.

Gestão de recursos hídricos

Permita e apoie o senso de propriedade local para a sustentabilidade de longo prazo do fornecimento de água, saneamento e higiene. Reforce a capacidade das diferentes partes interessadas envolvidas na gestão dos recursos hídricos para criar estruturas de gestão comunitária inclusivas e parcerias eficazes. Identifique e compreenda as estruturas de gestão locais existentes e os obstáculos para a participação dos grupos mais marginalizados e vulneráveis.

Abordagens lideradas pela comunidade

Incentive as comunidades a se envolverem ativamente no projeto e desenvolver um senso de propriedade em todas as etapas. As comunidades têm o conhecimento e a habilidade para identificar os problemas locais e o apoio de que precisam para lidar com eles. Conecte os programas de água, saneamento e higiene com as experiências e vida das pessoas de forma a informar, questionar ou desafiar. Baseie-se no que as pessoas já estão fazendo, como, por exemplo, suas estratégias de enfrentamento, para obter melhorias em sua vida que sejam realmente valorizadas.

A Tearfund concentra-se em facilitar a mobilização e as parcerias comunitárias, mediando o aprendizado em torno de práticas de gestão de água, saneamento e higiene, além de treinamento e desenvolvimento de capacidades.

Planos de segurança hídrica

Planos de Segurança Hídrica são um sistema de gestão comumente utilizado, que conta com a participação e a liderança ativa da comunidade:
Water Safety Plan for Communities (Plano de Segurança Hídrica para Comunidades) (PDF 617 KB) (em inglês)
Water Safety Plan for Communities (French version) (Plano de Segurança Hídrica para Comunidades - versão francesa) (PDF 678 KB)

Edições da passo a passo sobre água

A Passo a Passo é uma revista on-line e impressa para profissionais comunitários das áreas da saúde e do desenvolvimento.
Passo a Passo Edição 1 – Water (Água) (somente em inglês) 
Passo a Passo Edição 30 – Água, Saneamento e Higiene 
Passo a Passo Edição 51 – Água