As crises e as emergências estão crescendo em termos de complexidade, frequência e duração ao redor do mundo. Tem-se tornado difícil para as organizações locais e agências de auxílio acompanhar o nível das necessidades humanitárias, especialmente quando essas envolvem conflitos prolongados e insegurança econômica. A Tearfund não acredita que os desastres “naturais” ou as crises complexas sejam unicamente uma questão “humanitária” que possa ser desvinculada do trabalho de desenvolvimento. Na medida do possível, as razões subjacentes para tais situações devem ser enfrentadas ao mesmo tempo em que é prestada a assistência com atividades para salvar vidas.

Se acontece uma emergência, procuramos “reconstruir melhor” durante o período de recuperação, lidando não apenas com as perdas físicas, mas também atuando na restauração de relacionamentos, no suporte ao trauma psicológico e no bem-estar de longo prazo.

Nossa abordagem

Nossa abordagem integra atividades de resiliência e de redução de riscos como ponto central do nosso trabalho de assistência, bem como do nosso trabalho de desenvolvimento. Quando atuamos em locais sensíveis a conflitos ou com predisposição a desastres, o trabalho da Tearfund com equipes e parceiros segue um desses padrões: Gestão de Risco – integrando a redução de riscos em nossa programação contínua ou Gestão de Emergência – respondendo às necessidades emergenciais ao mesmo tempo em que abordando as principais causas.

Localização

Acreditamos no papel dos líderes e das organizações religiosas, bem como no papel que tais líderes e organizações devem desempenhar em respostas emergenciais. Trabalhamos com outras agências para promover o trabalho de organizações locais e nacionais. Você pode ler mais acerca disso em Localização e Desastres.


Redução do Risco de Desastres (RRD)

Esse é um aspecto primordial do trabalho em contextos de desastres e crises. Nosso objetivo primário consiste em diminuir a probabilidade e/ou reduzir o impacto de qualquer emergência potencial em nossa programação em curso. Podemos reduzir o impacto de desastres ou crises reduzindo a vulnerabilidade das comunidades suscetíveis a desastres.

Leia mais

Preparação para Desastres e Crises

Qualificação das organizações locais para se preparar para desastres e reduzir seu impacto

Leia mais

Respondendo a Desastres e Crises

Capacitação de organizações locais para responder a necessidades emergenciais

Leia mais

Recuperação de Desastres e Crises

Apoio a organizações locais para reconstruir melhor do que era antes

Leia mais

Aprendizados e Avaliações

Estamos comprometidos com a melhoria da elaboração e da implementação de todos os projetos de resposta a desastres, bem como em oferecer oportunidades e recursos para que indivíduos desenvolvam as habilidades e os conhecimentos de que precisam para servir aos outros de maneira mais eficaz.

Comprometimento com os Padrões

Da mesma maneira como estamos comprometidos com os Padrões de Qualidade da Tearfund, estamos também comprometidos com os padrões externos, particularmente com a Norma Humanitária Esencial (PDF 1.3 MB) (em inglês)



Temas Transversais

Na Tearfund, dispomos de habilidades especializadas e experiência em WASH, VSG, Programa Monetário, Meios de Vida e Resiliência voltados especificamente para desastres e emergências. Numa situação de desastre, é importante pensar acerca do contexto e dos pontos de interconexão da nossa programação com outras questões. Nessa seção de temas transversais, você irá encontrar informações sobre como abordamos outras questões contextuais juntamente com a nossa resposta aos desastres.