Efeitos visuais para treinamento em saúde

por Marilyn Gustafson.

Você ensina agentes sanitários? Você usa dramatizações para compartilhar mensagens sobre saúde? Você ensina primeiros socorros ou dá treinamento em ações emergenciais? Você já procurou chamar a atenção das pessoas usando demonstrações para mostrar como tratar feridas e queimaduras? Se você usar voluntários e os fizer parecer como se fossem vítimas de acidentes de verdade, você pode se assegurar de que certamente dará um treinamento que as pessoas dificilmente esquecerão!

Voluntários bem dispostos que possam dramatizar seus ferimentos de imitação dão aos participantes que estão sendo treinados a oportunidade de praticarem os conhecimentos que eles precisariam em emergências de verdade. Obviamente, estes efeitos também são ideais para encenações e dramatizações de papéis. Esperamos que estas idéias lhes sejam úteis. Elas são ‘improvisações caseiras’ para criar efeitos realistas em casos de diferentes ferimentos e queimaduras.

O que você vai precisar

  • Cera de reconstrução de boa qualidade Você também pode usar cera derretida de vela ou pasta de farinha (farinha cozida com água), mas elas não são tão boas.
  • Palheta de madeira
  • Varas finas de madeira
  • Batom vermelho
  • Vaselina
  • Creme delineador de olhos – em várias tonalidades: azul, preto, roxo, cinza e ferrugem
  • Sangue artificial – feito de amido ou glucose de milho e corante vermelho (pode manchar a roupa)
  • Pincéis pequenos de pintura

Outros materiais úteis incluem biscoitos duros, copos de plástico quebrados e roupas velhas, rasgadas ou queimadas. Você também precisará de algumas ‘vítimas’ voluntárias. Tome cuidado para não machucá-las de verdade! Aplique estes efeitos visuais pouco antes de precisar deles.

Os efeitos

Esmagamento Use tonalidades diferentes do creme delineador de olhos, misturadas para mostrar o esmagamento.

Feridas Aqueça a cera ou a pasta de farinha e aplique uma camada fina com a palheta de madeira. Marque a cera de acordo com o tipo de ferimento que você quer demonstrar. Use um pouco de batom vermelho ou sangue artificial para colorir a cera. Você pode usar plástico quebrado na ferida para mostrar pedaços de vidro.

Fraturas Use a cera tal como foi explicado acima para mostrar a fratura. Você pode usar biscoitos quebrados para imitarem ossos expostos.

Queimaduras Use batom vermelho para demonstrar queimaduras de primeiro e segundo graus. Coloque um pouco de pó-dearroz cor de cinza para obter uma aparência chamuscada. Para criar bolhas, aplique uma camada de vaselina e cubra com uma ou duas camadas de lenços de papel. Coloque novamente um pouco de pó-de-arroz cor de cinza.

Amputações Você pode mostrá-las amarrando uma perna, braço ou dedo para trás com fita. No entanto, você não deverá deixar uma perna ou braço amarrado com a fita durante muito tempo. Em seguida, use cera e biscoitos para imitarem ossos quebrados e sangue artificial.

Fraturas do tórax Estas fraturas podem ser melhor demonstradas em um homem. Use a cera para criar a impressão de uma ferida profunda. Use sangue artificial. Você também pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio ou comprimidos anti-ácidos um pouco antes para ilustrar o efeito efervescente de uma ferida de tórax profunda.

Adicione um pouco de drama

Incentive a sua ‘vítima’ a dramatizar outros sintomas conforme seja apropriado tais como choque, tonturas ou dor. Você pode querer combinar vários destes efeitos. A maioria dos acidentes envolvem vários tipos de ferimentos. Use a sua imaginação para fazer a experiência mais realista possível. Com várias vítimas mostrando ferimentos diferentes, você poderá testar as capacidades das pessoas que você está treinando a reagirem da maneira mais útil possível.

Espero que estas idéias ajudem o seu trabalho de treinamento ou as suas dramatizações a serem atraentes e eficazes. Você também poderá pensar em outras idéias. Conte-nos como você se saiu.

Marilyn Gustafson é Professora Assistente da Escola de Enfermagem, Universidade de Minnesota, 308 Harvard Street SE, Minneapolis, MN 55455-0342, EUA