Foto: David Crooks
Foto: David Crooks

AGRICULTURA E A MUDANÇA CLIMÁTICA

Os cientistas de todo o mundo agora concordam que as mudanças climáticas que estamos sofrendo por todo o globo são reais e resultam das atividades humanas. A mudança climática representa uma ameaça para as pessoas por todo o mundo. Esta edição examina o impacto que ela já está causando sobre a agricultura e sugere algumas respostas práticas.

Abaixo estão os artigos da edição 70 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 70 da Passo a Passo, clique aqui (478K).


  • Ação internacional

    Isabel Carter A mudança climática afeta a Terra inteira. Porém, são as pessoas mais pobres do E-mail: ppadmin@tearfund.org mundo – que contribuem menos para o aquecimento global – que sofrerão mais. Desde o início dos anos 80, os cientistas estão prevendo as sérias conseqüências da mudança climática e alertando para a necessidade de ação. A mudança climática colocará mais 100 milhões de pessoas em risco de fome até 2080 – sendo 80% destas na África.

    leia mais
  • Adaptando práticas agrícolas em Burquina Faso

    Burquina Faso é um país no interior da África Ocidental. O norte do país possui um clima seco quente, enquanto que o sul tem mais chuva. As chuvas são irregulares e, há 30 anos, Burquina Faso tem tido muito pouca chuva, com três secas particularmente rigorosas (1973–1974, 1983–1984 e 2000–2001).

    leia mais
  • Adaptando-se à seca na Etiópia

    Tadesse Dadi Waaqayyo Muudaa costumava pastorear gado e camelos nas vastas áreas de pastagem do Distrito de Fantalle, no “Rift Valley” da Etiópia. Agora, ele guarda a relva e as árvores que crescem nos 15 hectares de terras cercadas que a comunidade criou dois anos atrás na sua aldeia, Xuxuxii. Esta é uma mudança de estilo de vida enorme para um jovem acostumado a caminhar livremente com os seus animais, longe da sua aldeia.

    leia mais
  • Armazenando a água da chuva em Rajasthan

    Nos últimos 15 anos, os eventos climáticos extremos tais como inundações, secas, ciclones e desabamentos de terra causaram 85% das mortes relacionadas com desastres naturais e mais de 60% dos danos fi nanceiros. Infelizmente, os eventos climáticos extremos estão se tornando comuns devido à mudança climática. Assim, precisamos estar melhor preparados.

    leia mais
  • Aumento do nível do mar

    O aumento na temperatura global está derretendo o gelo dentro das geleiras e das calotas glaciais, liberando grandes quantidades de água doce e causando um aumento gradual no nível do mar. As regiões litorâneas baixas, portanto, correm mais risco de inundação e marés repentinas.

    leia mais
  • Barreiras ao longo de curvas de nível

    Todos os tipos de barreiras podem ajudar a diminuir o escoamento da água da chuva. Isto diminui a erosão do solo e ajuda a armazenar mais água no solo para o benefício das colheitas.

    leia mais
  • Cartas 

    Pássaros nocivos Os agricultores preocupados com pássaros que danificam as lavouras (Passo a Passo 68) devem procurar materiais locais que possam usar para fazer espantalhos. Os espantalhos parecem-se com pessoas vestidas com roupas velhas. Use paus, restos das colheitas, sacos e roupas velhas. Coloque os espantalhos em pé no campo para espantar os pássaros e mude-os de lugar uma vez a cada duas semanas.

    leia mais
  • Estudo bíblico: Os dois livros

    Muitos dos primeiros cientistas eram cristãos, e, através da sua ciência, investigaram e aprenderam sobre a criação de Deus. Eles falaram sobre a revelação de Deus na forma de dois livros: o livro das obras de Deus (sua criação) e o livro da Palavra de Deus (conforme encontramos na Bíblia). Podemos ver a mesma idéia na estrutura do Salmo 19, escrito pelo Rei Davi, cerca de 1.000 anos antes de Cristo. Os primeiros seis versículos falam das obras de Deus na criação, enquanto que os três ...

    leia mais
  • Recursos

    Buscando justiça para todosEste novo Guia PILARES apresenta várias situações comuns de injustiça com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Ele procura ajudar as pessoas a aprenderem sobre os seus direitos humanos e discutirem maneiras de promovê-los em diferentes situações locais. Cada tópico traz referências bíblicas que nos ajudam a compreender a compaixão e a paixão de Deus pela justiça. Este Guia ajudanos a compreender como nos opormos às leis injustas, como ...

    leia mais