Estudo bíblico: Os dois livros

Muitos dos primeiros cientistas eram cristãos, e, através da sua ciência, investigaram e aprenderam sobre a criação de Deus. Eles falaram sobre a revelação de Deus na forma de dois livros: o livro das obras de Deus (sua criação) e o livro da Palavra de Deus (conforme encontramos na Bíblia). Podemos ver a mesma idéia na estrutura do Salmo 19, escrito pelo Rei Davi, cerca de 1.000 anos antes de Cristo. Os primeiros seis versículos falam das obras de Deus na criação, enquanto que os três versículos seguintes (6-9) falam sobre a Palavra de Deus na Bíblia.

Leia Salmos 19:1-6
Quando pastor, ainda menino, Davi deve ter passado muitas horas olhando para o céu e familiarizando-se com as estrelas, a lua e os planetas.

  • Como tentaríamos descrever a criação?
  • Refl ita sobre as diferentes maneiras como Davi tenta descrever a maravilha da criação de Deus. Como elas nos fazem sentir?

Leia Salmo 19:7-11
Aqui, Davi faz um paralelo claro entre as leis físicas de Deus, que controlam a criação, e as lei morais de Deus, que regulam o comportamento e as relações humanas.

  • Estas seriam palavras e descrições que você usaria para descrever as leis morais de Deus?
  • De que maneira elas o ajudam a refl etir sobre o valor das leis morais de Deus?

Davi tinha apenas um pequeno fragmento da Palavra de Deus nos livros de Moisés. Hoje, temos a Bíblia inteira e, em particular, Jesus – a imagem perfeita de Deus. Porém, vivemos num mundo em que Deus é geralmente ignorado, a Bíblia é, em grande parte, desconhecida, as regras de Deus, com freqüência, não são seguidas, e muitas pessoas fazem o que querem.

Colocar ambos os livros de Deus juntos (sua criação e sua Palavra) traz grandes implicações para a maneira como cuidamos da criação. Através da ciência, ficamos sabendo que as atividades humanas estão causando a mudança rápida e prejudicial do clima. As nações mais pobres sofrerão a maior parte destes danos e a freqüência e a intensidade mais altas das condições extremas, tais como inundações e secas.

Como cristãos, devemos cuidar de toda a criação de Deus. Precisamos tomar medidas urgentes para que alguns dos piores danos da mudança climática possam ser evitados.

  • Em Jesus “foram criadas todas as coisas” (Colossenses 1:15-20). Como isto nos faz sentir, ao considerarmos a magnitude da criação de Deus?
  • Discuta sobre três maneiras de tomarmos medidas para cuidarmos do meio ambiente.
  • Discuta sobre três maneiras de conscientizarmos as pessoas sobre a mudança climática.

Leia Salmos 19:12-14
Estes versículos fi nais incentivam-nos a aplicarmos a Palavra de Deus nas nossas ações, palavras e pensamentos pessoais. Davi faz uma bela oração, pedindo a ajuda de Deus com obediência, para que possa viver a revelação de Deus conforme ambos os seus livros. Podemos fazer desta, nossa própria oração, com regularidade.

Sir John Houghton é um dos Diretores da John Ray Initiative (www.jri.org.uk), que conecta o meio ambiente, a ciência e o cristianismo. Os seus cargos anteriores foram Chief Executive do Meteorological Offi ce e Co-presidente do Grupo de trabalho para a Avaliação Científi ca do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática.