Igreja e Comunidade - Impacto e Aprendizagem

Uma grande transformação pode acontecer quando as igrejas locais são mobilizadas de forma a vivenciar a missão integral e enfrentar a pobreza e a injustiça. Ao longo dos nossos vinte anos de experiência na implementação da mobilização da igreja e da comunidade, nós reunimos várias evidências dessa transformação, bem como importantes pontos de aprendizagem sobre processos. A pesquisa e os estudos de caso mostram exemplos inspiradores e convincentes dessa transformação que está acontecendo ao redor do mundo.

Recursos

Aprender juntosAprender Juntos (PDF 1.4 MB)
Essa publicação reúne algumas das principais lições aprendidas ao longo da nossa jornada com a MIC durante os últimos 20 anos. Ela foi escrita para os agentes da MIC – os que trabalham na facilitação, coordenação ou promoção da MIC. Esse material também é útil como uma ferramenta para o desenvolvimento da visão e foi criado como um curso de e-learning (ensino à distância).

Esse recurso também está disponível em francês (PDF 1.4 MB), espanhol (PDF 1.4 MB) e inglês (PDF 1.4 MB).

QUIP
O QuIP (Qualitative Impact Assessment Protocol) - que significa, em inglês, Protocolo de Avaliação Qualitativa do Impacto -, é uma abordagem inovadora e confiável, reconhecida pelo DFID (Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido) e outros doadores. A abordagem oferece um método qualitativo robusto que identifica os fatores causadores de mudanças mais significativos na vida, nos meios de vida e no bem-estar das pessoas que um programa deseja alcançar. Essa abordagem foi usada para o seguinte estudo:

Flourishing churches front coverFlourishing Churches, Flourishing Communities: Church & Community Mobilisation in Uganda (PDF 3.5 MB) (em inglês)
O estudo QuIP oferece uma evidência clara de que a mobilização da igreja e da comunidade (MIC) está causando um impacto positivo nos meios de vida, nos relacionamentos, na vida espiritual e no bem estar das pessoas que se querem alcançar no âmbito domiciliar em Uganda.

CCM Africa front coverCCMP in Africa (PDF 1.2 MB) (em inglês)
Esse livreto oferece uma introdução ao processo de mobilização da igreja e da comunidade (PMIC) na África, explicando o processo e apresentando as evidências do impacto.
Esse recurso também está disponível em francês (PDF 1.2 MB) and espanhol (PDF 1.2 MB).

Dispomos também de um pequeno vídeo (em inglês):

Evaluation Report: Tearfund’s Church & Community Mobilisation Process (CCMP) in Burkina Faso (PDF 5.5 KB) (em inglês)
A Tearfund está envolvida nas atividades de PMIC em Burkina Faso desde 2010. Esse relatório avalia o desempenho e o impacto dessas atividades a fim de aumentar o aprendizado e fortalecer a prestação de contas.

An Evidence-Based Study of the Impact of Church and Community Mobilisation in Tanzania (PDF 6.8 MB) (em inglês)
Em 2013, a Tearfund encomendou uma pesquisa que aplicava uma avaliação “quase-experimental” do impacto do programa de MIC no nordeste da Tanzânia. A metodologia baseou-se nas comparações entre as pessoas dessas comunidades que haviam se envolvido na MIC e as que não haviam se envolvido.

Como medir a transformação da vida inteira: A Roda LIGHT

Nosso trabalho de mobilização da igreja e da comunidade busca a transformação da vida inteira. Desenvolvemos a ferramenta A Roda LIGHT, que ajuda a definir e medir as diferentes dimensões que contribuem para essa transformação holística. Temos usado essa ferramenta nos últimos anos como parte do nosso processo de avaliação..

A Roda LIGHT (em inglês)