Meios de Vida

A Tearfund e seus parceiros trabalham em algumas das comunidades mais pobres do mundo, onde muita gente luta para ter bens ou renda suficientes para suprir suas necessidades básicas. Frequentemente, as taxas de desemprego são extremamente altas, especialmente entre os jovens, e em locais onde conflitos e desastres podem anular os ganhos de desenvolvimento levando as pessoas de volta à pobreza.

A agricultura é a principal fonte de subsistência para muitas comunidades pobres. Contudo, é comum que pequenos agricultores não consigam produzir alimento suficiente ou ganhar o suficiente para comprar comida para suas próprias famílias. Sem comida e renda suficientes e uma boa nutrição, as pessoas não podem viver uma vida plena ou produtiva. No extremo oposto, temos os países em desenvolvimento onde a riqueza está concentrada nas mãos de poucas pessoas devido a um sistema econômico adverso que agrava ainda mais tal desigualdade.

Recursos

Think Livelihoods! front cover

Kit de ferramentas Pense em meios de subsistência (PDF 2.6 MB)
Este manual tem por objetivo ajudar pessoas e comunidades afetadas pelo HIV a melhorar seus meios de vida. Entretanto, muitas das informações nele contidas são úteis para qualquer programa de meios de vida. Baseado no Quadro de Meios de Subsistência Sustentáveis este manual traz estudos de casos, exercícios práticos e reflexões bíblicas.
Este recurso está também disponível em francês (PDF 2.1 MB), inglês (PDF 3.4 MB) e suaíli (PDF 2.3 MB)

Estudos de Casos

Os nossos estudos de casos oferecem uma investigação mais aprofundada sobre como as comunidades ao redor do mundo estão implementando programas de meios de vida na prática. Eles oferecem uma perspectiva acerca dos êxitos e desafios que cada comunidade vivenciou de maneira que tal aprendizado possa ser aplicado em outras áreas. Esse material está disponível apenas em inglês.

Women's economic empowerment: spinning wheels in Afghanistan (PDF 571 KB) 

Empowering women and young people: skills training in Brazil (PDF 540 KB)

Peacebuilding and Livelihoods: mushroom cultivation in Rwanda (PDF 469 KB)

Sustainable Value Chain: Ojon oil in Honduras (PDF 447 KB)

Restoring livelihoods after a disaster: floods in Pakistan (PDF 505 KB)

Producers associations: supporting farmers in Honduras (PDF 461 KB)

Supporting migrant workers: Migrants from Libya in Niger (PDF 457 KB)

HIV and Livelihoods: Think livelihoods! training in Ethiopia (PDF 486 KB)