VSG e a Igreja

Por todo o mundo, igrejas individuais e redes estão alcançando as pessoas mais vulneráveis ​​e transformando comunidades em áreas que as ONGs não conseguem alcançar. A Tearfund está comprometida em trabalhar com a igreja local e acredita no potencial ilimitado da igreja em termos de alcance e influência em prol da mudança através da sua comunidade e dentro dela. Nossos programas sobre gênero e a VSG mostrou evidências significativas do impacto do uso de uma abordagem baseada na fé e do impacto do engajamento da fé na igualdade de gênero, no empoderamento e na prevenção da VSG.

A igreja tem um papel ativo na promoção da igualdade de gênero, das relações justas e das masculinidades positivas através do ensino e da reflexão sobre as escrituras. A igreja também pode causar uma transformação holística na vida das pessoas e ser mobilizada para romper o silêncio sobre a VSG, combater a estigmatização das sobreviventes da VSG e oferecer-lhes apoio. A igreja pode ser um espaço seguro para a cura e a restauração de vidas e relacionamentos quebrados.

Há igrejas por todo o mundo usando a abordagem Transformando Masculinidades para engajar igrejas e comunidades a fim de combater as normas de gênero prejudiciais através de reflexões bíblicas.

“Antes do treinamento, minha mulher não tinha direito às minhas posses materiais (terra, conta bancária...), mas agora compartilhamos a conta bancária familiar. Comecei também a envolvê-la nas atividades da igreja, e ela é uma pregadora muito talentosa. Comecei a envolver os homens e incentivar as mulheres de minha igreja a usar seus talentos para o reino de Deus, e as mulheres estão muito felizes e ativas”.

Pastor Noel, Assembleia de Deus, Kayonza, Ruanda

Esta seção destacará o papel da igreja e das comunidades das igrejas em relação ao gênero e à VSG através de pesquisas, resumos de políticas e guias para programas. Os recursos serão úteis para ferramentas sobre o engajamento com líderes religiosos e comunidades em torno desse tema, bem como para fornecer evidências e apoio para o crescente discurso global sobre fé e gênero.

recursos

Pesquisa comunitária

Rethinking relationships - front coverRethinking relationships: Moving from violence to equality (PDF 608 KB) (em inglês)
Esse relatório apresenta os resultados completos da pesquisa final realizada em 15 comunidades na província de Ituri, na República Democrática do Congo, acerca de fé, normas ligadas ao gênero e VSG em comunidades afetadas por conflitos.
Esse recurso também está disponível no formato de resumo de evidências (PDF 673 KB) (em inglês)

Does faith matter front coverDoes faith matter? (PDF 505 KB) (em inglês)
Este relatório fornece as principais conclusões de uma pesquisa de linha de base realizada em 15 comunidades na Província de Ituri, na República Democrática do Congo, sobre fé, normas de gênero e VSG em comunidades afetadas por conflitos. Também disponível em francês (PDF 537 KB)
Does faith matter? Policy brief (PDF 335 KB) (em inglês). Também disponível em francês (PDF 799 KB)

Who can we turn to front coverWho can I turn to? (PDF 468 KB) (em inglês) 
Este relatório fornece uma perspectiva sobre o mapeamento de conexões sociais, a confiança e a resolução de problemas entre populações afetadas por conflitos no Iraque.
Who can I turn to? - Policy Brief (PDF 473 KB) (em inglês)

Silent no more report cover

Silent No More (PDF 2.3 MB) (em inglês)
Com base em pesquisas realizadas na Libéria, em Ruanda, no Burundi e na República Democrática do Congo, este relatório mostra como as igrejas têm perpetuado uma cultura de silêncio em torno da violência sexual e, em grande parte, não têm respondido à crise, podendo até ter piorado o impacto por reforçarem a experiência de estigma e discriminação das sobreviventes. Este relatório chama todas as igrejas à prestação de contas e à ação e destaca a necessidade de que a igreja ouça as experiências e opiniões das pessoas pessoalmente afetadas pela VSG e coloque o cuidado das sobreviventes no centro de sua resposta.
Este relatório também está disponível em francês (PDF 1.4 MB).

Breaking the silence report coverBreaking the Silence (Rompendo o silêncio) (PDF 369 KB) (em inglês)
Uma série de relatórios que mostra os resultados de levantamentos das necessidades de sobreviventes da violência sexual.



Recursos para igrejas

Há igrejas por todo o mundo usando a abordagem Transformando Masculinidades para engajar as igrejas e as comunidades no combate às normas de gênero prejudiciais através de reflexões bíblicas.

Guia Rápido - Transformando Masculinidades

Guia Rápido - Transformando Masculinidades (PDF 173 KB)
Este guia de duas páginas apresenta uma visão geral da nossa abordagem e mostra como trabalhamos com líderes religiosos e treinamos Promotores de Gênero para facilitar diálogos entre homens e mulheres.
Este recurso também está disponível em francês (PDF 143 KB) e inglês (PDF 118 KB)

De mãos dadas: estudos bíblicos para transformar a nossa resposta a violência sexual

De mãos dadas: estudos bíblicos para transformar a nossa resposta a violência sexual (PDF 1.5 MB)
Este livreto contém 12 estudos bíblicos sobre uma variedade de tópicos relacionados com a violência sexual. Alguns dos estudos individuais são: “Violência sexual na Bíblia”, “Gênero e a restauração de relacionamentos”, “Oposição à violência dentro das famílias” e “Resposta a necessidades práticas”. O livreto inclui orientações para facilitadores e conselhos sobre como adaptar os estudos bíblicos para serem usados como sermões.
Este recurso também está disponível em francês (PDF 1.5 MB) e inglês (PDF 1.5 MB)