CRIAÇÃO DE PEIXES

Em algumas partes do mundo – especialmente em comunidades próximas de lagos e grandes rios – a pesca é parte da maneira tradicional de vida. Em muitas outras partes do mundo, a criação de peixes é uma idéia recente – talvez até mesmo completamente nova. Bob Hansford, de maneira muito útil, compara a criação de peixes com todos os tipos de atividades agrícolas. Nesta edição, abordamos a criação de peixes em pequena escala – de maneira que seja fácil para qualquer pessoa experimentar as idéias apresentadas em uma propriedade pequena. Se a ideia de se criarem peixes (ou aquacultura, como às vezes é chamada) for nova para você, esperamos que esta edição lhe dê suficiente confiança para experimentá-la por si próprio. A página sobre materiais de recursos traz detalhes sobre informações adicionais, centros de recursos e treinamento. Você pode também descobrir que o seu departamento local de agricultura ou de pesca é muito útil.

Abaixo estão os artigos da edição 25 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 25 da Passo a Passo, clique aqui (719K).


  • Agroflorestamento na República Dominicana

    por Joachim Boehnert. A nossa organização – naturaleza – trabalha na República Dominicana, apoiando o trabalho de agroflorestamento. A nossa primeira prioridade foi a conservação do solo. A seguir, começamos a estabelecer viveiros comunitários de árvores e cercas vivas.

    leia mais
  • Cartas

    Criação de abelhas para principiantes. Obrigado pela Paso a Paso. Na edição 10 da revista se menciona que muitos agricultores que estão incapacitados de criar gado preferem criar ovelhas ou cabras. Elas fornecem uma fonte de rendimento quando se necessita pagar matrículas escolares, contas hospitalares, etc.

    leia mais
  • Construção de viveiros

    por Dennis e Meredith Murnyak. Escolha do local. Você precisará de uma boa fonte de água – tais como nascentes, riachos e água subterrânea. Pode-se também usar água da chuva. Viveiros cheios com água da chuva costumam secar na estação seca, portanto deve-se retirar os peixes antes que o nível da água baixe demasiadamente.

    leia mais
  • Criação de peixes

    por Bob Hansford. Bons agricultores cuidam de suas plantações. Antes de plantarem eles se asseguram de que o solo esteja bem preparado. Eles selecionam boas sementes ou mudas. Eles regam as plantas regularmente e removem as ervas daninhas. Eles usam estrume ou fertilizante para ajudar as plantas a crescerem e ficam atentos quanto à pestes ou doenças. O esforço produz uma boa colheita mas preguiça ou negligência resultam em uma colheita ruim!

    leia mais
  • Cultivo de plantas e criação de peixes juntos

    Um sistema foi desenvolvido na Tailândia por um grupo conhecido como ITAG (International Technical Assistance Group), o qual combina a criação de peixes com a cultura de vegetais e outras colheitas em canteiros elevados. Viveiros longos e estreitos para peixe são cavados entre canteiros longos e elevados. Os viveiros e os canteiros elevados tem aproximadamente 2m x 15m e cerca de 1m de profundidade. A parte superior do solo (a camada fértil do solo com cerca de 30–40cm de profundidade) ...

    leia mais
  • Editorial

    Isabel Carter. Se você der um peixe a uma pessoa, ela terá alimento para um dia. Mas se você ensiná-la a pescar, ela terá alimento para o resto de sua vida. ANTIGO PROVÉRBIO CHINES

    leia mais
  • Peixes no arrozal

    Podem ser criados peixes com a maioria de culturas que crescem na água. Os arrozais têm muitos alimentos naturais para os peixes. Esta é uma das vantagens de se cultivar arroz juntamente com a criação de peixes. Os peixes ajudam o agricultor ao comerem ervas daninhas e insectos na plantação de arroz. O estrume de peixe fertiliza e aumenta a produção de arroz.

    leia mais
  • Pesquisas com a neem

    por Dr Rachel Reuben. A Neem (Azadirachta indica) é uma árvore comum nas cidades e aldeias da Õndia. As suas folhas distintas e ramos de flores pequenas, brancas e de cheiro adocicado são familiares em alamedas e jardins. É às vezes chamada ‘a farmácia da natureza’, devido aos seus muitos usos como antibiótico frace, pesticida e repelente de insetos.

    leia mais
  • Recursos

    Raising Fish in Ponds. A Farmer’s Guide to Tilapia Culture  por Dennis e Meredith Murnyak.

    leia mais
  • Teste os seus conhecimentos sobre a AIDS SIDA

    Este questionario tem sido útil em discussões em grupos e em sessões de ensino sobre a AIDS (SIDA). Ele foi preparado por Karen Homer e Deborah Ventimiglia. Responda verdadeiro ou falso para cada uma das seguintes perguntas e depois verifique as suas respostas abaixo.

    leia mais
  • Vedação de viveiros de peixes

    Poucos agricultores usam a aquacultura na América Latina, apesar de que poderia ter ali um grande potencial. Uma das razões é porque, freqüentemente os solos são demasiadamente porosos – eles não contêm bem a água. É possível se fazer revestimentos artificiais – usando-se polietileno ou placas de borracha ou cimento. No entanto, estes métodos são caros.

    leia mais