W1 Vida saudável

Boa saúde é uma grande bênção. Nenhum de nós gosta de sentir-se mal. Todos nós já tivemos nossos momentos de passar mal. Talvez porque tenhamos contraído uma doença infecciosa como gripe, tuberculose ou sarampo. Ou ainda porque pegamos malária depois de receber a picada de um mosquito. Entretanto, por muitas vezes sentimo-nos mal por estarmos sofrendo de diarréia.

A cada ano conta-se acima de quatro bilhões de casos de diarréia, a maior parte entre crianças. A cada ano, mais de 1,7 milhão de crianças morrem como resultado de diarréia. Fezes e urina são resíduos do nosso corpo. Muitas pessoas não compreendem que as nossas fezes estão cheias de pequeninos micróbios que podem causar diarréia e outras doenças. Fezes de crianças possuem muito mais micróbios do que fezes de adultos. Nós podemos carregar estes micróbios nas nossas mãos. Eles também podem ser espalhados por moscas ou através da água que bebemos. Mesmo quando nossas mãos parecerem limpas não seremos capazes de ver os micróbios. Lavar as mãos com sabão removerá estes micróbios.

Há muitas outras maneiras pelas quais podemos nos apoiar mutuamente para mantermos nossas famílias saudáveis. Isso inclui ter água potável disponível, praticar uma boa higiene, comer alimentos nutritivos e bem preparados e descartar com segurança as fezes e outros resíduos.

Discussão 
  • Quão importante é manter saudável a nossa família e nós mesmos?
  • Tradicionalmente o que as pessoas acreditam a respeito das causas da diarréia?
  • Quantas pessoas nós conhecemos em nossa comunidade, incluindo crianças, que tiveram diarréia durante este ano?
  • Quais dos nossos costumes tradicionais promovem uma vida saudável?
  • Como podemos ajudar a manter nossas famílias saudáveis?
  • Fezes são um resíduo perigoso produzido por nossos corpos. Podemos lembrar de outros tipos de resíduo produzidos pela indústria local que também são perigosos? Como é que as pessoas buscam se prevenir e também prevenir que outros sejam prejudicados por tais resíduos?