W2 Mapeando a nossa situação

As condições da área em que vivemos terão um impacto enorme sobre a nossa saúde. Aqui temos um exercício útil que irá ajudar-nos a refletir sobre a situação de nossa localidade. 

O grupo deve dividir-se em dois. Cada grupo deve desenhar um mapa que mostre a comunidade e a área local. Além de mostrar as ruas, as casas e as construções comunitárias, inclua os lugares onde as pessoas obtêm água. Mostre quaisquer latrinas e áreas aonde as pessoas vão para defecar e urinar. Mostre onde o lixo doméstico é colocado. Enquanto as pessoas fazem o mapa, discuta os pontos bons e quaisquer problemas de cada um destes lugares.

Quando os mapas estiverem prontos, cada grupo deve explicar seu mapa para o outro grupo através de uma espécie de dramatização de papéis onde se imagina estar mostrando esses locais a um grupo de visitantes. Descreva o caminho que tomariam e explique o que diriam. Um grupo deveria imaginar como mostrariam a área a um político local e a um visitante com interesse especial em água e saneamento. O político está bastante interessado em causar boa impressão no visitante mostrando como é boa a situação do lugar. O outro grupo deveria então mostrar o local a um visitante de uma ONG que trabalha com água e saneamento, que veio oferecer ajuda para melhorar a situação local.

Depois discuta as principais diferenças entre as duas “visitas”. Aponte as questões que os participantes do outro grupo se esqueceram de mencionar.

Discussão 
  • Quanto ajudou considerar a situação relacionada às fontes de água locais e às práticas sanitárias como um grupo? Quais informações novas aprendemos?
  • O que é mais fácil fazer – orgulhar-se de algo positivo ou criticar aquilo que está errado?
  • Os dois trajetos usados durante o exercício foram muito diferentes?
  • Como é que as pessoas lidam com lixo, incluindo sacos plásticos, latas e sapatos velhos? São queimados, enterrados ou jogados por aí?
  • Pense nas fontes de água de nossa comunidade e as melhorias sugeridas ao visitante da ONG da água e saneamento. Algumas delas poderiam ser realizadas sem ajuda externa?
  • Pense em onde a maioria das pessoas da comunidade vai para urinar e excretar fezes. A maioria está feliz com a presente situação? Que melhorias poderiam ser feitas a custo baixo?