W6 Lavando com pouca água

Ajuda tornar a rotina de se lavar as mãos algo tão rápido e fácil quanto for possível. Se a água é limitada, há maneiras de se lavar as mãos utilizando-se pouquíssima água. A água usada para lavar as mãos pode ser guardada e depois utilizada para lavar chãos, latrinas e regar os jardins da casa.

Uma torneira “Tippy Tap” (ou torneira artesanal que derrama água) pode ser fabricada a partir de um recipiente de plástico (veja na página oposta) ou de uma cabaça. O “pescoço” ou parte mais estreita da cabaça é fechado com um plugue de madeira que tem um pequeno furo. Torneiras “Tippy Tap” permitem a passagem de um pouco de água, cada vez que são inclinadas. Elas são simples e rápidas de fazer. Elas podem ser penduradas do lado de fora das latrinas ou próximas à porta da casa. Não as encha muito ou elas não funcionarão bem.

Sabão pode ser caro, mas torna o lavar muito mais eficaz. Barras de sabão podem ser amarradas com barbante para evitar que sejam perdidas ou dissolvidas na água. Se chover forte na localidade, uma lata pequena pode ser colocada sobre o sabão para mantêlo seco. Se não há sabão, pode-se usar como alternativas cinzas de madeira, areia ou terra colocadas numa pequena lata.  

Discussão 

  • Por que lavar as mãos regularmente é tão importante?
  • O que é mais fácil de conseguir aqui – Um recipiente de plástico vazio ou uma cabaça com um pescoço longo e curvo? Seria possível encontrar um recipiente apropriado que sirva para se fazer uma torneira “Tippy Tap”?
  • Você já viu uma torneira “Tippy Tap” ou uma cabaça que vasa água em uso? Quais são as vantagens de seu uso ao invés de uma bacia de água?
  • Qual seria a probabilidade das pessoas roubarem as torneiras “Tippy Tap”? Onde poderiam ser penduradas?
  • Como poderíamos coletar e reutilizar a água suja? 

Como fabricar uma torneira “Tippy Tap” ou “torneira que derrama água”

1. Aqueça a base da alça sobre uma vela, e então aperte levemente com um alicate para vedá-la e evitar que a água possa fluir por ali.

2. Aqueça a ponta de um prego pequeno sobre uma vela e faça três orifícios conforme apresentado.

3. Passe um barbante ou cordão através dos dois furos da parte de trás e amarre a garrafa a uma vara. Amarre uma barra de sabão (com uma lata vazia sobre ela para protegê-la da chuva) e faça uma alça que pode ser puxada para permitir a passagem de um pequeno fio d’água.