Advocacy e Desastres

O trabalho estratégico de Advocacy (defesa e promoção de direitos) direcionado aos responsáveis pelas tomadas de decisão nos âmbitos local, nacional e internacional é crítico para a resposta ao risco de desastres. Tal trabalho pode aumentar o financiamento, fazer com que políticas sejam conduzidas localmente e permitir que os responsáveis pela elaboração de políticas possam ter uma abordagem holística na redução do risco de desastres (RRD), na prevenção de conflitos, na adaptação à mudança climática e no desenvolvimento. Nosso trabalho de advocacy na Tearfund também consiste em fazer com que o papel dos líderes religiosos na preparação e resposta aos desastres seja reconhecido.

Compromissos como esses têm sido vistos isoladamente:

Se quisermos ter uma mudança duradoura, é urgente e vital que tenhamos uma abordagem conjunta e coerente. Pesquisas mostram que o investimento na redução do risco de desastres (RRD) antes que eles aconteçam salva vidas, reduz perdas e é muito mais econômico do que o financiamento da resposta após os desastres.

Recursos sobre Advocacy e Desastres

Why advocate for DRR front coverWhy advocate for Disaster Risk Reduction? (Por que defender e promover direitos na área de Redução do Risco de Desastres?)
(PDF 175 KB) (em inglês)
Esse livreto destina-se a organizações que já se encontram envolvidas na redução do risco de desastres (RRD), mas que ainda não consideraram uma abordagem de advocacy para esse trabalho. Ele explica por que os governos devem ser responsabilizados pela RRD, bem como o papel das empresas e da sociedade civil.

Turning practice into policy front coverTurning practice into policy: linking good community-based Disaster Risk Management with government policy and practice (Transformando a prática em política: a conexão entre uma boa Gestão do Risco de Desastres na comunidade e as políticas e práticas governamentais) (PDF 939 KB) (em inglês)
Esse é um recurso para os profissionais da área de RRD que desejam implementar programas comunitários robustos de Redução do Risco de Desastres e garantir que essa boa prática seja replicada e ampliada pelos seus governos.

Advocacy toolkit front coverKit de ferramentas de advocacy  
Este kit de ferramentas é um guia introdutório e abrangente sobre a teoria e a prática de advocacy. Cada seção inclui: notas ao facilitador, ferramentas e exercícios de treinamento.

Exemplos de Advocacy na RRD e Emergências no mbito Nacional

Philippines: strengthening the role of local government (Filipinas – O fortalecimento do papel do governo local)
Logo após o Tufão Haiyan, nas Filipinas, como parte do seu compromisso com o desenvolvimento de capacidades locais, a Tearfund trabalhou com o prefeito de Cadiz para desenvolver um Plano de Gestão do Risco de Desastres para toda a cidade.

Sites Úteis

Global Network for Disaster Reduction (Rede Global para a Redução de Desastres) (em inglês)
Há mais de 10 anos, a Tearfund ajudou a lançar esse movimento global da sociedade civil que atualmente conta com a adesão de mais de 800 organizações diferentes, oriundas de mais de 100 países. A Tearfund trabalha em colaboração com a GNDR (Rede Global de Organizações da Sociedade Civil para a Resolução de Desastres) a fim de apoiar iniciativas de advocacy nos âmbitos nacional e regional, bem como o desenvolvimento de capacidades e o compartilhamento de aprendizagem entre seus membros.

International Council of Voluntary Agencies (Conselho Internacional de Agências Voluntárias) (em inglês)
O ICVA é uma rede global de organizações não governamentais, cuja missão é tornar a ação humanitária mais ética e efetiva por meio do trabalho coletivo e independente para influenciar políticas e práticas. Seu trabalho concentra-se fortemente em dar seguimento à Cúpula Mundial Humanitária.

Recursos sobre a análise de custo-benefício da RRD

Applying Cost Benefit Analysis at a Community Level: A review of its use for community based climate and disaster risk management (A aplicação da Análise Custo-Benefício no mbito Comunitário: Uma análise do seu uso para a gestão comunitária da mudança climática e do risco de desastres) (em inglês)
Esse relatório, produzido em parceria com a Oxfam Reino Unido, examina 23 estudos de uma grande variedade de agências que aplicaram a análise custo-benefício (ACB) a projetos comunitários de redução do risco de desastres e adaptação à mudança climática.
Anexo A contém os estudos de casos.
Anexo B aplicação das metodologias de custo-benefício no âmbito comunitário. 

Investing in communities: the benefits and costs of building resilience for food security in Malawi (Investimento em comunidades: os benefícios e custos do desenvolvimento de resiliência para a segurança alimentar no Maláui) (PDF 175 KB) (em inglês) 
Esse relatório mostra as atividades de redução do risco de seca de um parceiro da Tearfund no norte do Maláui, onde houve um custo-benefício à razão de, pelo menos,1:24. Aqui está um resumo das principais conclusões do relatório.

Cost-Benefit Analysis for community-based Climate and Disaster Risk Management (Análise Custo-Benefício para a Gestão Comunitária da Mudança Climática e do Risco de Desastres) (em inglês)
Esse relatório, produzido em parceria com a Oxfam América, examina e compara 13 análises custo-benefício de projetos climáticos e de RRD.

Disaster preparedness in India: a Cost-Benefit Analysis (Preparação para desastres na Índia: uma Análise Custo-Benefício) (em inglês)
Esse documento, publicado pela Humanitarian Practice Network (HPN), baseia-se no trabalho de campo nos estados de Bihar e Andhra Pradesh, na Índia, com o Discipleship Centre e a EFICOR, parceiros da Tearfund. Ele destaca os benefícios econômicos do investimento em atividades que reduzem a vulnerabilidade das pessoas a inundações e secas.