Recursos

Communicating Health: Action Guide to Health Education

por J Hubley.

Este livro, publicado em 1993, investiga a maneira como a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde das pessoas e discute maneiras como a educação e promoção de saúde podem ser usadas para ajudar comunidades e famílias a tomarem ações sobre questões de saúde que afetam as suas vidas. Ele apresenta diretrizes práticas sobre como comunicar-se de maneira eficaz em uma variedade de contextos, incluindo a família, a comunidade, as escolas, os serviços de saúde e na comunicação de massa.

Uma versão de baixo custo deste livro pode ser adquirida da TALC por £8,80 incluindo o porte terrestre. Faça o seu pedido para:

TALC, PO Box 49, St Albans, Herts, AL1 5TX, Reino Unido.

Latrine Building: A handbook to implementing the sanplat system por Bjorn Brandberg.

O uso da tampa pequena com orifício é um ‘primeiro passo’, algo simples e altamente eficaz na melhoria do saneamento (veja a página 15). Este livro descreve uma variedade de latrinas com custos acessíveis e que são apropriadas para as necessidades de comunidades rurais e podem ser construídas usando-se materiais e conhecimentos disponíveis localmente.

Publicado recentemente em 1997. O preço é £11,20 incluindo postagem área econômica (portes) (cupons da UNESCO também são aceitos). Faça o seu pedido para: a sobre

IT Bookshop, 103–105 Southampton Row, London, WC1B 4HH, Reino Unido.

As publicações da IT também podem ser encomendadas e pagas em moeda local através de livrarias em muitos países. Escreva para a IT no endereço acima para pedir detalhes sobre o distribuidor mais próximo a você.

Information for Health Education on Diarrhoeal Diseases AHRTAG.

Este livro está dividido em duas sessões. A primeira apresenta uma variedade de recursos – incluindo literatura, recursos visuais, atividades e materiais audiovisuais – sobre doenças diarréicas e educação sanitária. Há sub-sessões que apresentam dados explicativos e questões técnicas, treinamento de promotores de saúde e educação sanitária em si. Quando appropriado, há uma breve descrição do conteúdo, como e com quem pode ser usado. As organizações de onde o conteúdo se originou, o custo e os idiomas disponíveis também são detalhados.

A segunda sessão fornece nomes e endereços das organizações referidas na Sessão 1 e muitas outras com interesses relacionados – tais como nutrição, água e saneamento, medicamentos essenciais e aprendizagem participativa.

Publicado em 1995 e gratuito para os leitores dos países em desenvolvimento (£5 ou US $10 em outros países), este é um recurso útil para praticamente qualquer pessoa envolvida em atividades de saúde ou de abastecimento de água e saneamento. Faça o seu pedido para:

AHRTAG, 29–35 Farringdon Road, London, EC1M 3JB, Reino Unido.  

Community Water Development Editado por Charles Kerr.

Esta é uma coleção de artigos do jornal Waterlines and Appropriate Technology, abordando assuntos ligados a fontes de água, bombas, poços, treinamento e manutenção. Ele contém informações práticas e valiosas. O livro tem 280 páginas e custa £16,20 incluindo o porte aéreo econômico, e pode ser adquirido da IT Publications (endereço acima).

Guía para el desarrollo del saneamento in situ por R Franceys, J Pickford e R Reed ISBN 92 4 354443 8

Este livro extenso e detalhado fornece informações técnicas sobre o desenho, construção, operação e manutenção de todos os tipos de sistemas de saneamento desde latrinas até fossas sépticas. Ele descreve os processos de planejamento e de desenvolvimento em detalhe. Uma ênfase específica é dada à necessidade de envolver a comunidade em todos os estágios, desde o planejamento até a avaliação e a fornecerlhes apoio contínuo depois da construção ser terminada.

O livro está disponível em inglês, francês e espanhol. Apesar de ser caro, ele é um guia de referência útil. Ele custa £27,30, incluindo o porte, com um preço reduzido para os leitores de países em desenvolvimento. (Favor informar-se.) Ele pode ser adquirido da IT Publications (endereço acima) e da OMS.

Developing and Managing Community Water Supplies
Oxfam Development Guidelines No. 8 por Jan Davis e Gerry Garvey, com Michael Wood

Baseado em experiências diretas de campo, este livro discute as questões e estágios no desenvolvimento de um programa de abastecimento de água. Ele cobre vários estágios do ciclo do programa: da iniciação através dos estágios de planejamento, preparação de propostas e implementação, administração comunitária do abastecimento e avaliações. É enfatizada a importância de se envolverem os membros da comunidade em decisões sobre o programa. Também é enfatizada a necessidade de incluir educação sanitária e a importância de se terem vínculos com o saneamento desde o começo do programa.

O livro inclui muitos estudos de casos breves para ilustrar algumas das dificuldades experimentadas, algumas das soluções encontradas e uma avaliação do sucesso obtido. Todos os exemplos ajudam a mostrar como uma abordagem de parceria pode funcionar na prática.

Apesar de ter sido escrito desde o ponto de vista de uma agência externa, há muitas coisas que também são relevantes para os programas de auto-ajuda. O preço é £11,20 incluindo o porte aéreo econômico. Faça o seu pedido para a IT Publications (endereço na página anterior).

Relatórios da Water Aid

A organização Water Aid tem cópias disponíveis de dois relatórios recentes sobre sistemas urbanos de abastecimento de água. Eles se chamam: Mega slums: the coming sanitary crisis e Thirsty Cities. Ambos foram escritos por Maggie Black e cada um tem cerca de 20 páginas. Eles estão disponíveis gratuitamente para aqueles que trabalham no fornecimento de sistemas urbanos de abastecimento de água. Escreva para:

Water Aid, Prince Consort House, 27–29 Albert Embankment, London, SE1 7UB, Reino Unido.

BOLETINS INFORMATIVOS GRATUITOS

Estes três boletins informativos são muito úteis e gratuitos e podem interessar a agricultores e silvicultores.

Esporo está disponível em inglês, francês e português e é produzido a cada dois meses. Ele cobre uma grande variedade de tópicos relacionados com a agricultura, desde um ponto de vista técnico. Escreva dando detalhes do seu trabalho para:

CTA, Postbus 380, 6700 AJ Wageningen, Holanda.

A CTA também tem várias publicações úteis sobre agricultura. Peça um catálogo se você estiver interessado em fazer um pedido.

Agroforestry Today é dirigido a investigadores, silvicultores e agricultores que utilizam técnicas de agroflorestamento. Ele aborda as mais recentes descobertas feitas através de pesquisas e recomenda espécies de árvores para diferentes ambientes e propósitos. Ele é publicado a cada três meses e está disponível em francês e inglês.

Miti ni Maendeleo é um boletim informativo para agricultores e agentes de desenvolvimento do Leste da África. Para receber estes boletins, escreva dando detalhes sobre o seu trabalho para:

ICRAF, PO Box 30677, Nairobi, Kenya.