Comunidade

Passo a Passo 110 - Agricultura sustentável

A Passo a Passo 110 concentra-se nas estratégias que os agricultores e criadores de animais podem usar para manter a saúde dos ecossistemas e a produtividade de suas terras agrícolas

Celebrarmos os 30 anos da Passo a Passo

COMUNIDADE

CELEBRAÇÃO DE 30 ANOS DA PASSO A PASSO!

John Medcraft, do Brasil, lê a Passo a Passo desde que a primeira edição foi publicada, em 1989. Quando lhe pedi para me contar sobre o impacto que a revista teve em seu trabalho ao longo dos anos, ele me contou esta história.

“Tenho diante de mim um precioso exemplar original da Passo a Passo 20, de setembro de 1994. O tema da edição era o meio ambiente, que é uma das minhas paixões, por isso, lembro-me de lê-la com muito interesse. Mas quando cheguei às páginas 14 e 15 e li sobre a árvore Moringa oleifera, perguntei-me se essa seria apenas mais uma ‘solução milagrosa’ para as regiões áridas.

Apesar das minhas dúvidas, decidi entrar em contato com a organização, que estava oferecendo algumas sementes gratuitas. Em seguida, recebi e plantei 24 sementes. Fiquei maravilhado! As mudas cresceram muito rápido e com muito pouca água. Ainda tenho minhas anotações rabiscadas sobre as 2.188 vagens produzidas por 20 árvores, resultando em cerca de 20 mil sementes! Este foi o começo do banco de sementes da ACEV.

Desde então, a ACEV fornece sementes para todas as regiões do Brasil e até atende a pedidos de sementes da África e da Europa! À medida que a moringa se torna cada vez mais conhecida, as pessoas do Nordeste do Brasil estão descobrindo seus muitos benefícios por si mesmas e estão plantando essa árvore, consumindo-a e contando umas as outras sobre os resultados.

Duas páginas da Passo a Passo abençoaram milhares de vidas com alimentos nutritivos e água limpa. Louvamos a Deus pelo ministério da Passo a Passo!”

Nota da editora: A moringa, uma árvore de crescimento rápido, possui muitas propriedades valiosas. As folhas e as vagens são ricas em vitaminas, minerais e proteínas. Elas podem ser secas e usadas como suplemento alimentar, cozidas como legumes verdes ou usadas como forragem. A árvore melhora a fertilidade do solo, e as sementes podem ser trituradas para fazer óleo de cozinha. As sementes trituradas também podem ser usadas para purificar a água. Para saber mais, pesquise “Moringa” no site learn.tearfund.org

E-mail: john.medcraft@gmail.com 

A ACEV é uma organização cristã de desenvolvimento, que trabalha na região árida do Nordeste do Brasil: www.acevbrasil.org.br


Passo a Passo em Swahili! 

Em resposta às sugestões feitas pelos leitores e com o apoio da Tearfund Irlanda, temos o prazer de anunciar a publicação do primeiro exemplar da Passo a Passo em swahili, sobre o tema “órfãos”. Caso queira receber um exemplar, entre em contato conosco, usando os dados abaixo.


Escreva para: The Editor, Footsteps, 100 Church Road, Teddington, TW11 8QE, Reino Unido

publications@tearfund.org  

www.facebook.com/tearfundlearn